Quinta-Feira, 23 Novembro de 2017 RSS

Roteiro de praias galardoadas com Bandeira Azul apresentado hoje em Moledo
Ambiente | 2015-06-15
“Estamos preparados para viver um verdadeiro verão azul no concelho de Caminha” disse hoje o presidente da Câmara de Caminha a propósito da abertura oficial da época balnear, dia que coincidiu com a apresentação, em Moledo, do roteiro de praias galardoadas com Bandeira a Azul da Europa, produzido pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), em colaboração com os municípios. Miguel Alves sublinhou a oferta distintiva em matéria de praias, que será combinada com um programa consolidado de eventos, de grande diversidade cultural, que será dado a conhecer no início do próximo mês.

Miguel Alves defendeu a necessidade de se potenciar o que realmente distingue as praias do norte, e do concelho em particular: “É necessária uma nova forma de olhar o mar, uma nova forma de olhar as praias: temos um mar fresco e uma brisa marítima que acalma os dias de calor. Hoje há milhares de pessoas que nos procuram por causa do vento e das ondas”.
O presidente referiu-se depois à importância da brochura agora lançada, saudando a TPNP por ter escolhido o concelho. Recordou que esta é a primeira vez, desde 1989, data em que começou a ser atribuída a Bandeira Azul da Europa, que as quatro praias foram distinguidas com este galardão de excelência. Como foi já anunciado, as praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão garantiram lugar neste roteiro, devido à sua Bandeira Azul. Miguel Alves referiu em particular o caso de Vila Praia de Âncora, que integrou este grupo graças a um trabalho continuado, desenvolvido sobretudo durante o último ano.

Com a praia como produto fundamental da oferta turística caminhense, Miguel Alves referiu-se ainda a outros sinais positivos, como é o caso da abertura, precisamente marcada para amanhã, de mais uma unidade hoteleira, em Vilar de Mouros, que aumentará a oferta em cerca de 90 camas.

O presidente lembrou também a importância do desenvolvimento turístico no emprego, uma batalha ainda não ganha, mas onde há dados positivos, como o facto do desemprego em abril se situar abaixo dos 800 desempregados, o que já não se verificava desde outubro de 2011.

Reconhecendo que há ainda muito a fazer, o presidente mostrou-se otimista, salientou a programação cultural diversificada que está a ser ultimada como mais um incentivo e garantiu: “estamos preparados para viver um verdadeiro verão azul”.

Em representação da TPNP falou Sofia Ferreira, que destacou a importância do concelho de Caminha enquanto destino turístico do Alto Minho. Considerou gratificante o crescimento em termos estatísticos, o que representa um aumento da procura como destino e mostrou-se confiante de que 2015 será um ano melhor do que o anterior em matéria de turismo.

Coube ainda a Sofia Ferreira fazer a apresentação do roteiro, que apresenta as 65 praias distinguidas com a Bandeira Azul e que a TPNP vai disponibilizar por todo o território assim como nas várias ações de promoção turística que decorrerem em Portugal e Espanha.

A apresentação teve lugar em Moledo, num dos novos bares que recentemente abriram portas junto à praia, o Paredão 476.

CÂMARA VAI ABATER ÁRVORE DO TERREIRO, EM CAMINHA
2017-11-22
CAMINHA PARTICIPA NO TREX - TRAINING EXCHANGES
2017-11-17