Sábado, 21 Outubro de 2017 RSS

Concertos, conferência, exposições, cinema, caminhadas e peregrinações integram o programa que se estende até outubro
CAMINHA ESTÁ A ASSINALAR O CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES DE FÁTIMA COM UM VASTO PROGRAMA
Cultura | 2017-05-15

Até outubro, o concelho de Caminha está a assinalar o Centenário das Aparições de Fátima com um vasto programa de concertos, conferência, exposições, cinema, caminhadas e peregrinações. O programa celebrativo foi apresentado na sexta-feira. “O programa é composto por vários momentos que valorizam aquilo que é a mensagem de Fátima para o concelho. É um programa que diz respeito à nossa cultura, à nossa forma de estar, à nossa comunidade, à nossa religiosidade, à nossa fé, mas também à forma que temos hoje de encarar e de viver em comunidade”, realçou Miguel Alves. Trata-se de uma iniciativa do Arciprestado de Caminha e da Câmara Municipal.

Decorreu no passado dia 12 de maio, no Salão Nobre dos Paços de Concelho, a apresentação do programa celebrativo do concelho de Caminha “Centenário das Aparições de Fátima”. A cerimónia contou com a presença do presidente do Município de Caminha, Miguel Alves, do arcipreste de Caminha, o padre Manuel Joaquim Oliveira e dos párocos Valdemar Fernandes, Rui Fernandes e Ricardo Esteves.

As Aparições de Fátima marcaram a sociedade nos últimos 100 anos. Miguel Alves referiu que o concelho de Caminha não podia ficar indiferente às comemorações do Centenário de Fátima: “o concelho tem uma forte tradição, uma forte crença e esta crença não obriga por si só, mas torna inevitável que possamos marcar durante os próximos meses a celebração do centenário que é muito mais de uma celebração religiosa”.

Sobre as iniciativas em causa, o presidente da Câmara sublinhou: “é um programa sólido que corresponde a um debate, a uma interpelação através da mensagem e através de novas linguagens sobre aquilo que são as celebrações de Fátima. É um testemunho que queremos dar sobre a Fé, sobre a Cultura e sobre a espiritualidade independentemente da religião que esteja associada”.

Sobre o programa do “Centenário das Aparições de Fátima”, o arcipreste do concelho de Caminha salientou a sua grandiosidade, e sublinhou que o Arciprestado de Caminha aderiu desde a primeira hora. O padre Manuel Joaquim também referiu que as Aparições de Fátima não são só um fenómeno religioso, mas são também um fenómeno sociológico.

A Câmara Municipal e o Arciprestado de Caminha organizaram um vasto programa com concertos, conferência, exposições, cinema, caminhadas e peregrinações que vão marcar os próximos meses no concelho.

No concelho de Caminha, estas comemorações já começaram com a realização de várias procissões de velas.

Até outubro, vão decorrer várias caminhadas - “Caminhar com Maria” – caminhada com passagem por igrejas com devoção mariana do Arciprestado de Caminha.

De 15 de julho a 29 de outubro, o Museu Municipal de Caminha vai ter patente ao público a exposição “Os Rostos da Mãe de Deus”, composta como imagens da Virgem Maria das paróquias do Arciprestado de Caminha.

Os concertos Marianos “Te Canto Maria”, a cargo do Orfeão de Vila Praia de Âncora, também preenchem este programa comemorativo. Estes concertos vão decorrer na Igreja da Misericórdia de Caminha, na Igreja Paroquial de Moledo, na Igreja de Nossa Senhora da Bonança e na Igreja Paroquial de Âncora.
A Peregrinação a Fátima é outra das atividades previstas. No total serão realizadas oito peregrinações. É de referir que as viagens até Fátima serão garantidas pelo Município de Caminha.

No dia 22 de julho, vai decorrer o concerto “Música Sacra Barroca Mariana e de Cânticos de Fátima” pela Associação Vox Angelis.

Está programada a conferência “As Aparições de Fátima: contexto, mensagem e futuro”, ainda em data a agendar.

Em agosto, o cinema vai marcar este programa. No Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora vão ser exibidos os filmes “Jacinta”; “O13º dia” e “Fátima”.

Em outubro, a vila de Caminha vai acolher o Encontro Mariano Arciprestal com Procissão de Velas.

“À CONVERSA COM ANA SALDANHA” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CAMINHA
2017-10-20
APOSTA MUNICIPAL NO TEATRO TRADUZIU-SE EM DEZENAS DE ESPETÁCULOS POR TODO O CONCELHO
2017-10-19