Quarta-Feira, 28 Junho de 2017 RSS

Política | 2017-05-18

Miguel Alves visitou, esta semana, a freguesia de Argela. A visita foi acompanhada por Sandra Ranhada e teve como objetivo acompanhar os trabalhos que se estão a executar e têm sido levados a cabo na freguesia. Sobre o trabalho realizado ao longo deste mandato nesta freguesia, o presidente da Câmara sublinha: “apesar de todos os sacrifícios e constrangimentos orçamentais, em Argela tem sido possível fazer em três anos o que a Câmara Municipal não quis fazer nos doze anos anteriores”.

Para Miguel Alves, nesta freguesia, “em pouco tempo avançamos com o projeto da toponímia que era fundamental para esta freguesia. Argela foi notícia em todo o país e, finalmente, fez-se justiça com a população. Foi possível renovar a rede de água na Rua de Santa Cruz e melhorar o piso no acesso à Capela de Nossa Senhora da Piedade, como há muito se reclamava. São obras caras, mas que servem as pessoas! Vemos que o Parque de Lazer do Outeiro avança a todo o gás criando uma nova centralidade na freguesia e a piscar o olho aos forasteiros que aqui podem merendar e passar um bom bocado. E em breve, teremos a ansiada obra de requalificação da rede de água e de saneamento num esforço financeiro da Câmara Municipal superior a 1 milhão de euros. Argela está a meio de um percurso de modernidade que deve continuar, no qual a Junta de Freguesia tem sido um parceiro exigente e incansável”.

Os presidentes da Câmara Municipal de Caminha e da Junta de Argela fizeram um périplo pela freguesia, com o objetivo de darem a conhecer algumas das obras já terminadas e outras que estão a ser realizadas, com destaque para a requalificação do Parque de Lazer de Outeiro, Rua de Santa Cruz, Caminho de Guimbra, entre outras.

Para Sandra Ranhada: “o principal objetivo foi ao longo do mandato criar melhores condições de vida para a população, bem como para aqueles que procuram este bonito recanto do concelho de Caminha, para aqui viver e ou descansar, uma vez que há um elevado número de pessoas que possuem em Argela a sua 2ª habitação. Melhorias na iluminação pública, a limpeza dos caminhos, das ruas, do cemitério, manutenção constante do regadio, são hoje uma realidade”.

Uma das grandes ‘obras’ realizadas na freguesia de Argela foi a implementação da toponímia. Este executivo encontrou, em pleno século XXI uma freguesia onde as ruas não tinham nomes. O processo para dotar a freguesia de toponímia decorreu com a colaboração da Comissão de Cidadãos de Argela, que contribuiu de forma essencial. A freguesia tem 64 ruas e os argelenses viram realizado um anseio antigo.
Em capítulo de grandes obras, a Câmara Municipal vai avançar com a rede de saneamento e sistemas de interseção e elevação de Argela, um investimento de cerca de um milhão de euros, que vai melhorar a qualidade de vida dos argelenses.

A Junta de Freguesia está a requalificar o Parque de Lazer de Outeiro, o cartão de visitas da freguesia. Está a transformar o local, num lugar aprazível e convidativo a passar bons momentos em família. Dos trabalhos fazem parte a beneficiação do parque de merendas com a substituição de árvores, colocação de mais mesas e criação de bolsas de estacionamento. Ainda foi construído um passeio onde irão ser colocados bancos. Trata-se de uma obra importante quer para os argelenses, quer para todos aqueles que visitam a freguesia e podem aí desfrutar de momentos de lazer e convívio. Segundo a presidente da Junta, este espaço deverá ser inaugurado em junho.

Sandra Ranhada referiu que ainda vai proceder à ampliação do cemitério da freguesia. Este espaço encontra-se lotado, não tem campas de vago. Para realizar esta obra, a presidente da Junta ouviu a população, auscultou as suas dívidas, preocupações e sugestões.  Depois de duas reuniões, a população escolheu. A ampliação do cemitério consiste na colocação de 21 gavetões de decomposição aeróbia. A obra deverá arrancar em junho.

Os autarcas percorreram a Rua de Santa Cruz, desde o Largo de Santa Cruz até ao Largo da Senhora da Piedade. Esta foi uma obra muito ansiada pelas pessoas de Argela, que agora com este executivo viram concretizada. A intervenção desenvolveu-se desde o Largo de Santa Cruz até ao Largo da Senhora da Piedade. A rua encontrava-se em mau estado, o piso estava desnivelado, o que dificultava a circulação das pessoas e as infraestruturas estavam obsoletas. A Junta de Freguesia levantou o piso e recolocou-o, enquanto a Câmara Municipal renovou a rede de abastecimento de água e respetivos ramais. No Largo da Senhora da Piedade ainda foram retiradas as barreiras arquitetónicas num dos lados, criando condições para as pessoas com mobilidade reduzida.

Sobre o trabalho realizado em parceria com a Câmara Municipal, a edil argelense sublinhou: “A Câmara Municipal teve um papel de relevo no apoio de todas estas obras e atividades, mas também no apoio na limpeza de espaços ajardinados; poda de árvores; desobstrução de aquedutos; colocação de grelhas; reparação da estrada Municipal e de Caminhos, substituição de tubagens de abastecimento de água bem como de ramais de água entre outros”.

Do périplo fez parte uma paragem no pavimentado Caminho de Guimbra. A Junta de Freguesia concretizou um sonho com 20 anos. Em pleno século XXI, este caminho ainda era em terra batida, agora foi repavimentado.

Outro dos trabalhos com que a Junta de Freguesia de depara assiduamente é com a limpeza e manutenção do regadio da freguesia. Estes trabalhos são realizados em parceria com a Câmara Municipal.
Para melhorar a qualidade de vida e o dia a dia dos munícipes, o Município ainda renovou as redes de abastecimento público de água no Caminho do Picoto, Caminho do Melo e Largo de S. Gonçalo.

CÂMARA E JUNTA DE FREGUESIA “COLOCAM” ARGELA NO SÉCULO XXI

MUNICÍPIO DE CAMINHA APOSTA FORTEMENTE NA PREVENÇÃO E DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS
2017-06-28
CAMINHA NOS CAMINHOS DE SANTIAGO INAUGURA ESTA TARDE