Quinta-Feira, 23 Novembro de 2017 RSS

Bandeira Azul será hasteada pelo terceiro ano consecutivo
Desporto | 2017-06-09

O areal de Vila Praia de Âncora está pronto para acolher a nova época balnear. Terminaram hoje os trabalhos de limpeza e preparação da praia para o início da época balnear 2017, uma época em que a Bandeira Azul voltará a ser hasteada junto à "meia laranja", pelo terceiro ano consecutivo. Esta é também a terceira vez na história do concelho em que as quatro praias marítimas são distinguidas simultaneamente com a Bandeira Azul da Europa.

Embora as temperaturas não estejam ainda muito altas já havia, esta manhã, algumas pessoas na praia de Vila Praia de Âncora, desejosas de experimentar o branco e vasto areal e de "apanhar as ondas". Os trabalhos de limpeza inicial estão terminados e os concessionários já estão a levar a efeito a instalação dos seus apoios de praia.

Entretanto, os serviços do município irão proceder à instalação dos equipamentos de apoio, nomeadamente da sinalética, passadeiras de praia, recipientes de recolha de RSU e recolha seletiva, chuveiros, lava-pés, entre outros.

Recorde-se que Vila Praia de Âncora tinha sido galardoada pela última vez em 2011, perdendo a partir daí a Bandeira Azul e não se tendo feito sequer candidaturas nos anos seguintes. A recuperação, em 2015, fez com que, pela primeira vez em 26 anos, Caminha tivesse todas as praias distinguidas com aquele galardão e pudesse falar de um "Verão Azul" no concelho.

A conquista em 2015 teve ainda um "sabor especial", tendo surgido após um intenso trabalho de recuperação da praia e da Duna dos Caldeirões. Recorde-se que as marés vivas que assolaram a costa ocidental portuguesa em janeiro de 2014 destruíram a Duna dos Caldeirões com cerca de sete metros de altura e quase 100 metros de comprimento, situada junto ao centro da freguesia de Vila Praia de Âncora, e mudaram a foz do rio Âncora várias centenas de metros para sul. A ameaça era grande e a própria praia estava em risco.

Este ano, tal como Vila Praia de Âncora, as restantes três praias marítimas do concelho de Caminha voltam a içar a Bandeira Azul da Europa: Caminha (Foz do Minho), Moledo e Âncora (Forte do Cão).

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

Uma boa notícia para a economia local ligada à praia e ao turismo, que tem condições para continuar a crescer, depois dos resultados excecionais recentemente anunciados pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Segundo os números oficiais, as dormidas nas unidades hoteleiras do concelho de Caminha, em 2016, cresceram 37% face ao ano anterior. Um resultado "histórico", nas palavras do responsável, que é também um recorde a nível nacional.

O concelho, enquanto destino praia, está também muito bem cotado, como demonstrou o Trivago, ao colocar o concelho de Caminha no "top 10" dos destinos que estão a ser mais procurados pelos portugueses para as férias deste ano. O site Trivago revelou 10 praias/concelhos que se estão a tornar "destinos-tendência" entre os portugueses, pelo menos a avaliar pelos mais de quatro milhões de pesquisas diárias, nos últimos dois anos. Segundo o Trivago, no distrito de Viana do Castelo, Caminha é o único destino a representar a região do Norte nesta lista. "Desde as suas praias marítimas e fluviais, as festas tradicionais, o centro histórico, gastronomia e a vista dos miradouros, a lista de motivos para conhecer este destino não pára de crescer".

OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DO NÓ DA ERVA VERDE EM FASE DE CONCLUSÃO
2017-11-23
SELEÇÕES DE FUTSAL MASCULINOS SUB 21 DE PORTUGAL E ESLOVÉNIA JOGAM NO PAVILHÃO MUNICIPAL DE CAMINHA
2017-11-06
CLUBE DE PRATICANTES DE KARATÉ DE CAMINHA VAI PARTICIPAR NO OPEN KARATÉ CHAMPIONSHIP – DHAMMIKA CUP 2017
2017-11-02
PAVILHÃO MUNICIPAL DE CAMINHA RECEBE TORNEIO QUALIFICAÇÃO BUENOS AIRES 2018 - YOUTH OLYMPIC GAMES
2017-10-31
TOLERÊNCIA ZERO NO USO DO FOGO PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS!
2017-10-26