Sábado, 16 Dezembro de 2017 RSS

Quinta-feira, Caminha e Vilarelho “acordam” engalanadas de tapetes floridos realizados pelos caminhenses
TAPETES FLORIDOS MARCAM A SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS
TAPETES FLORIDOS MARCAM A SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS
Cultura | 2017-06-13

No concelho de Caminha, as tradições ainda se mantêm. Quinta-feira, Dia do Corpo de Deus, Caminha e Vilarelho vão “acordar” engalanadas de tapetes floridos realizados pelos caminhenses. Este ano, o Município de A Guarda vai também participar na elaboração dos tapetes.

Para além da religiosidade que lhe está associada, a Festa do Corpo de Deus é um autêntico cartão-de-visita da vila. Todos os anos, milhares de pessoas visitam Caminha e Vilarelho para admirarem as verdadeiras obras de arte elaboradas pelos caminhenses. Há várias semanas que as diferentes comissões de rua trabalham afincadamente nos preparativos dos tapetes. De facto, na noite que antecede a festividade, passam a noite acordados a ornamentarem as ruas, com criatividade e empenho, motivos do quotidiano ou da sua fé, para que de manhã as ruas estejam prontas para serem contempladas. Este ano, o Município de A Guarda vai deixar as suas marcas em Caminha ao elaborar um dos tapetes.

Também os serviços municipais estão a dar o seu contributo para que os tapetes de flores continuem a ser uma referência. Há várias semanas que os funcionários preparam os moldes para os desenhos, cortam os verdes e tingem as fitas que os caminhenses irão utilizar para engalanarem as ruas.

Os tapetes floridos podem ser admirados a partir das primeiras horas da manhã. O dia termina com o Oficio Solene de Vésperas na Igreja Matriz de caminha, seguido da Procissão Eucarística e que conta com a participação de todas as paróquias do Arciprestado.

A Festa do Corpo de Deus é uma iniciativa do Arciprestado de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal.

ARGELA ACOLHE PRIMEIRO CONCERTO DE NATAL
2017-12-13
MUNICÍPIO PROMOVE WORKSHOP DE DECORAÇÃO DE NATAL
2017-12-12