Quinta-Feira, 23 Novembro de 2017 RSS

Concelho no Top 10 dos destinos de praia em Portugal
CÂMARA VAI HASTEAR BANDEIRAS AZUL”, “PRAIA ACESSÍVEL” E “BANDEIRA QUALIDADE DE OURO NAS PRAIAS DO CONCELHO
Ambiente | 2017-06-29

O concelho prepara-se para viver mais um “Verão Azul”, com as quatro praias marítimas a içarem a Bandeira Azul da Europa, pela terceira vez na história do concelho. A Câmara Municipal de Caminha vai hastear amanhã as bandeiras referentes aos Galardões “Bandeira Azul”, “Praia Acessível” e “Bandeira Qualidade de Ouro” nas praias do concelho. A cerimónia tem inicio às 9H30, na Praia do Forte do Cão, em Âncora.

O galardão de qualidade estará nas praias de Caminha (Foz do Minho), Moledo, Âncora (Forte do Cão) e Vila Praia de Âncora. O “Verão Azul” repete-se este ano no concelho. Recorde-se que nas duas últimas épocas balneares, atingiu-se um resultado idêntico. Tal nunca tinha sucedido antes e, no caso de Vila Praia de Âncora, a última vez que a praia tinha sido galardoada aconteceu em 2011.

Para que os veraneantes possam usufruir das praias do concelho em pleno, o Município fez um forte investimento na preparação das praias para a época balnear, garantido assim uma ótima época balnear a todos os que procurem as praias marítimas do concelho.

A Câmara Municipal procedeu à reparação e reabilitação no passadiço que liga a praia do Forte do Cão, em Âncora, à zona dos Caldeirões. Esta empreitada envolveu intervenções no piso, com substituição de réguas nos locais onde isso é necessário, reposição e reordenamento da paliçada de resguardo e das cordas que ladeiam o trajeto pelas dunas. Só nesta obra, “Retificação e manutenção do passadiço de madeira na Praia da Gelfa”, a Câmara investiu mais de 15 mil euros.

Em Caminha, no passadiço que liga a marginal à Foz do Minho, também se procedeu à sua reabilitação. Aqui, a situação foi mais complexa, devido às deficiências graves da obra original, e os trabalhos foram executados pelos funcionários do município.

Destes trabalhos gerais consta a limpeza abrangente dos areais de todas as praias, para que as pessoas possam ‘tomar’ banhos de sol.

Valorização de todas as praias

Foi colocada nova sinalética e painéis informativos em todas as praias do concelho. Nos casos das praias de Moledo e de Vila Praia de Âncora a sinalética e os painéis informativos para além de novos, foram ainda reforçados.

Na praia da Foz do Minho, a Câmara Municipal de Caminha procedeu à colocação de sanitários para pessoas de ambos os sexos, bem como para as pessoas com mobilidade condicionada. Ainda instalou um Posto de Primeiros Socorros para apoio à atividade dos nadadores salvadores. Esta infraestruturas de apoio à praia estão localizadas no espaço onde anteriormente existiu um bar e entrarão em funcionamento a partir de 1 de julho.

Nesta praia, na zona onde o trânsito está condicionado o Município vai assegurar, de 1 de julho a 31 de agosto, um vigilante, aos fins de semana na zona, de modo a garantir o estacionamento ordenado para que o acesso à praia esteja sempre desimpedido para as viaturas de emergência.

A praia de Moledo é uma zona balnear considerada acessível e conta pela primeira vez com um tiralô. Assim, as pessoas com mobilidade reduzida também podem usufruir em pleno desta praia. O tiralô resulta de uma candidatura submetido pelo município ao Programa Praia Saudável da Vodafone Portugal.

Para alem do tiralô, nesta praia o município também colocou sanitários para pessoas de ambos os sexos, por forma a apoiar as duas concessões de praia a norte, e que estarão a funcionar a partir de 1 de julho. De modo a que os banhistas possam caminhar em segurança, o município adquiriu novas passadeiras de praia para todas as zonas concessionadas.

Top 10 dos destinos de praia em Portugal

Recorde-se que a Trivago colocou este ano Caminha no Top 10 dos destinos de praia em Portugal. As praias do concelho são um dos 10 destinos-tendência para este verão, sendo o quinto destino com maior crescimento na procura nos últimos anos. A Trivago selecionou as “10 praias secretas que vão virar moda” e diz sobre o concelho: “Rumamos agora ao distrito de Viana do Castelo, para uma paragem em Caminha – o único destino do Norte a alcançar um lugar nos destinos de praia em ascensão. Mas é difícil perceber porquê. Das praias marítimas e fluviais, às festas tradicionais e fantástica gastronomia, Caminha tem tudo para umas férias de verão inesquecíveis”.

Há dias, a praia de Moledo foi distinguida pelo Sapo Viagens que, em parceria com o Tripadvisor, colocou Moledo entre as 12 melhores praias do Norte, mas foi mais longe, garantindo mesmo que a nossa praia é considerada por muitos como a praia mais bonita do Norte. Esta é uma visibilidade que nos prestigia e impulsiona o nosso turismo e a nossa economia: “A sua beleza é inegável e peculiar, de um lado a serra, no meio do mar o Forte da Ínsua. Bastante procurada pelas alegadas qualidades terapêuticas da água devido à forte presença de iodo. Se se aborrecer de estar na praia, pode sempre aproveitar para visitar o Forte, fazendo uma pequena viagem de barco a partir da praia.

Refira-se ainda que, na praia de Vila Praia de Âncora, o município também instalou um Posto de Primeiros Socorros no areal, para apoio à atividade dos nadadores salvadores. Para além da limpeza do areal, da colocação de nova sinalética e painéis informativos, a Câmara Municipal procedeu ainda à conservação dos equipamentos de apoio à praia.

CÂMARA VAI ABATER ÁRVORE DO TERREIRO, EM CAMINHA
2017-11-22
CAMINHA PARTICIPA NO TREX - TRAINING EXCHANGES
2017-11-17