Terça-Feira, 26 Setembro de 2017 RSS

“150 ANOS DE MIGUEL VENTURA TERRA” EM DEBATE NO MUSEU MUNICIPAL DE CAMINHA
“150 ANOS DE MIGUEL VENTURA TERRA” EM DEBATE NO MUSEU MUNICIPAL DE CAMINHA
Desporto | 2017-07-06

O arquiteto seixense Ventura Terra volta a estar no epicentro das atividades cultuarias do concelho. A Câmara Municipal de Caminha e a Associação Ventura Terra vão promover a conferência “150 anos de Miguel Ventura Terra”, na próxima segunda-feira, dia 10 de julho, no auditório do Museu Municipal de Caminha.

A conferência “150 anos de Miguel Ventura Terra” é o culminar das comemorações dos 150 anos do nascimento de Miguel Ventura Terra, que o Município promoveu, durante um ano, no concelho. As comemorações tiveram inicio a 14 de julho de 2016, com a inauguração do Monumento Comemorativo dos 150 anos do Nascimento do Arquiteto Miguel Ventura Terra, no Largo de São Bento em Seixas e com a inauguração da exposição móvel “Miguel Ventura Terra (1866 – 1919)”, que visou dar a conhecer o trabalho notável levado a cabo pelo arquiteto seixense. Em dezembro de 2016, foi apresentado o livro “Açôr – o Cão de Ventura Terra”, de Gisela Silva. E recentemente, o Museu Municipal teve patente ao público a exposição “Ventura Terra – Arquiteto, Nobre Filho de Seixas”.

Recorde-se que Ventura Terra nasceu em Seixas, a 14 de julho de 1866. Foi um ilustre arquiteto, autor de muitas obras emblemáticas, como por exemplo a Assembleia da República, o Teatro Politeama, o Santuário de Santa Luzia, a Maternidade Alfredo da Costa, o Liceu Camões, o Liceu Pedro Nunes, a Sinagoga de Lisboa e o edifício do Banco Totta & Açores, também em Lisboa.

Com inicio pelas 10H00, a conferência vai apresentar como moderador o prof. Fernando Capela Miguel. A conferência dedicada ao ilustre seixense integra as seguintes comunicações:  “Ventura Terra e a Arte Pública”, por Ana Duarte; “Ventura Terra no Porto”, por José Pedro Tenreiro; “Ventura Terra, Arquiteto e Cidadão”, por Maria Calado; “Ventura Terra e o Hospital do Porto”, por Helena Gonçalves Pinto; “Ventura Terra, um Filho de Seixas”, por Alda Terra; “Ventura Terra e a sua Casa de Férias”, por José Manuel Carvalho Araújo e “Ventura Terra e a sua Casa de Veraneio”, por Fernando Baptista Pereira.

10 JULHO
150 ANOS DE MIGUEL VENTURA TERRA
Conferência
Moderador- Prof. Fernando Capela Miguel