Segunda-Feira, 21 Agosto de 2017 RSS

Mais três salas de aula, mais espaço de recreio coberto e melhor isolamento acústico
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DO VALE DO ÂNCORA PREPARADA PARA RECEBER MAIS ALUNOS EM SETEMBRO
Educação | 2017-08-10

A Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, em Vila Praia de Âncora, vai ter mais três salas de aula completamente equipadas, mais espaço de recreio coberto e melhor isolamento acústico. As obras estão a decorrer, com um investimento de 120 mil euros por parte do Ministério da Educação, a que acresce a participação do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, que assume os custos com a parte acústica. Neste momento já não existem quaisquer dúvidas de que o número de alunos vai crescer substancialmente no próximo ano letivo e tudo estará pronto para os receber. "O ensino no Vale do Âncora está de parabéns", sublinha Miguel Alves.

Para o presidente da Câmara, que ontem visitou a escola na companhia da diretora do Agrupamento, a professora Maria Esteves, para se inteirar do andamento das obras, "o trabalho que o Agrupamento fez neste último ano é extraordinário. Todos colaboraram: alunos, pais, professores, funcionários, todos, em conjunto com a autarquia, trabalhamos para que a nova Escola Secundária pudesse dar respostas num contexto particularmente difícil".

Miguel Alves recorda que "a escola teve obras no ano passado e volta a ter obras este ano. Tem três novas salas, uma nova área coberta, mais condições para mais alunos. Vila Praia de Âncora tem ensino Secundário público e a população tem uma boa escola que deve cuidar".

No ano passado foram investidos no mesmo estabelecimento de ensino cerca de 185 mil euros, que incluíram a construção de dois laboratórios e a retirada das placas de amianto da cobertura, entre outros melhoramentos. Esta intervenção aconteceu na sequência da decisão, por parte da Ancorensis de encerrar, que seria tomada no final de agosto e já muito próximo do início do ano letivo.

Entretanto, e pela primeira vez na história de Vila Praia de Âncora, estava já assegurado que a oferta da escola pública iria incluir o Ensino Secundário.

A escola ganhou

Apesar de tudo, e da garantia por parte do Agrupamento, de que haveria condições no concelho para receber todos os estudantes, alguns alunos da cooperativa saíram e, pelo menos a grande maioria, regressará já este ano letivo. Para o presidente da Câmara, "o ensino no Vale do Âncora está de parabéns. A escola das nossas crianças ganhou à politicazinha de uns poucos adultos".

Também a professora Maria Esteves garante que, no próximo ano letivo, haverá ainda melhores condições para receber todos os alunos. Além das novas salas, amplas e acolhedoras, a área de espaço de recreio coberto vai aumentar face ao que existia antes das obras. Esta era uma preocupação da comunidade educativa, uma vez que as três novas salas de aula vieram ocupar espaço que antes era de recreio.

A diretora do Agrupamento explica que o novo recinto coberto, além de ser maior, é também mais abrigado e menos exposto em dias de vento.

O ruído era outra preocupação, por causa dos intervalos entre aulas desencontrados, questão agora substancialmente minimizada por causa do isolamento acústico que o Agrupamento vai implementar.

Tudo junto, garante a diretora, fará com que a escola esteja devidamente preparada para o crescimento previsto e em muito boas condições para receber todos os alunos. Prevê-se que todas as obras fiquem concluídas nos primeiros dias de setembro, para que o ano letivo comece com toda a tranquilidade no dia 13.

CÂMARA ESTÁ A EQUIPAR ESCOLAS BÁSICAS E JARDINS DE INFÂNCIA DO CONCELHO COM NOVO MATERIAL INFORMÁTICO
2017-06-07
INVESTIMENTO EM TRANSPORTES ESCOLARES AUMENTA 23% NO PRÓXIMO ANO LETIVO
2017-05-24