Sexta-Feira, 15 Dezembro de 2017 RSS

Escaladas livres, workshop, percurso pedestre e palestras são as atividades que vão marcar este primeiro encontro
SERRA D'ARGA ACOLHE O I ENCONTRO DE ESCALADORES  A PARTIR DE SEXTA-FEIRA
SERRA D'ARGA ACOLHE O I ENCONTRO DE ESCALADORES A PARTIR DE SEXTA-FEIRA
SERRA D'ARGA ACOLHE O I ENCONTRO DE ESCALADORES A PARTIR DE SEXTA-FEIRA
Desporto | 2017-08-30

Arranca sexta-feira, o I Encontro de Escaladores da Serra d’Arga. Até domingo, a Serra d’Arga vai reunir praticantes de escalada e amantes de desporto de natureza, num dos locais de referência da modalidade. Este primeiro encontro apresenta um programa diversificado: escaladas livres, workshop, percurso pedestre e palestras.

A promoção do território da Serra d’Arga como espaço privilegiado de educação para a sustentabilidade e para o usufruto da natureza de forma integrada constitui um dos objetivos estratégicos do Município de Caminha. Esta iniciativa assume um papel importante na valorização dos recursos endógenos e diferenciadores do território, como é o caso da Parede de Escalada de Penice, situada em Arga de Baixo, estrutura natural com caraterísticas e potencialidades de destaque para a prática da modalidade de escalada, nomeadamente para a escalada desportiva e bloco. A escalada é considerada um desporto seguro e responsável, que reúne várias gerações e potencia a prática familiar.

Até domingo são muitas as atividades programadas dirigidas para os praticantes de escalada e para os amantes de desporto de natureza. É de realçar que a participação nas várias iniciativas é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e deverá ser efetuada em cisa@cm-caminha.pt ou 258 721 708 / 914 476 461.

O I Encontro dos Escaladores da Serra d’Arga tem inicio no dia 1, sexta-feira, pelas 19H00, no Mosteiro de São João d’Arga. No dia 2, o dia começa cedo: pelas 10H00, terá lugar a escalada livre, na Parede de Parede de Escalada de Penice, Arga de Baixo. Da parte da tarde, pelas 15H30, vai decorrer o Workshop de escalada para principiantes “Experiência de Escalada” e, pelas 16H30, está agendado o percurso pedestre “Até ao Cabeço do Meio-Dia”. À noite, decorrerão duas palestras: “Escalada – percurso com determinante geológico”, por Leal Gomes, geólogo, professor da Universidade do Minho, e “Sem deixar rasto: como conciliar escalada com proteção da natureza”, por Antigoni Kaliontzopoulou, assistente de investigação, CIBIO/InBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto. O dia 3, e último dia do certame, será dedicado à escalada livre.

A iniciativa, organizada em parceria entre o Clube de Escalada de Braga e o Município de Caminha, tem o apoio da Junta de Freguesia, do Conselho Diretivo do Baldio de Arga de Baixo e da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada.

programa:

Iº ENCONTRO DE ESCALADORES DA SERRA D’ARGA
Sexta-feira, 01 de setembro
19h00 – RECEÇÃO AOS PARTICIPANTES

Sábado, 02 de setembro

10h00 -  ESCALADA LIVRE
Local: Parede de Escalada de Penice, Arga de Baixo

15h30 – “EXPERIÊNCIA DE ESCALADA”
Workshop de escalada para principiantes
Local: Parede de Escalada de Penice, Arga de Baixo
Participação gratuita, inscrição obrigatória
Email: cisa@cm-caminha.pt, tlf. 258 721 708 ou 914 476 461

16h30 – “ATÉ AO CABEÇO DO MEIO-DIA”
Percurso Pedestre
Arga de Baixo
Participação gratuita, inscrição obrigatória
Email: cisa@cm-caminha.pt, tlf. 258 721 708 ou 914 476 461

21h30 – “ESCALADA – PERCURSO COM DETERMINANTE GEOLÓGICO”
Palestra por Leal Gomes, geólogo, professor da Universidade do Minho
Local: Mosteiro de São João d’Arga

22h15 – “SEM DEIXAR RASTO: COMO CONCILIAR ESCALADA E PROTEÇÃO DA NATUREZA”
Palestra por Antigoni Kaliontzopoulou, Assistente de Investigação, CIBIO/InBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto

Domingo, 03 de setembro
ESCALADA LIVRE
Durante todo o dia
Local: Arga de Baixo, Parede de Escalada de Penice

OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DO NÓ DA ERVA VERDE EM FASE DE CONCLUSÃO
2017-11-23
SELEÇÕES DE FUTSAL MASCULINOS SUB 21 DE PORTUGAL E ESLOVÉNIA JOGAM NO PAVILHÃO MUNICIPAL DE CAMINHA
2017-11-06
CLUBE DE PRATICANTES DE KARATÉ DE CAMINHA VAI PARTICIPAR NO OPEN KARATÉ CHAMPIONSHIP – DHAMMIKA CUP 2017
2017-11-02
PAVILHÃO MUNICIPAL DE CAMINHA RECEBE TORNEIO QUALIFICAÇÃO BUENOS AIRES 2018 - YOUTH OLYMPIC GAMES
2017-10-31
TOLERÊNCIA ZERO NO USO DO FOGO PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS!
2017-10-26