Quinta-Feira, 23 Novembro de 2017 RSS

Série televisiva foi ontem apresentada em Moledo e será exibida na RTP já no próximo verão
“VERÃO M” É UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE ACARINHAR E DIVULGAR O TERRITÓRIO ATRAVÉS DO AUDIOVISUAL
Turismo | 2017-09-08

A série televisiva "Verão M" vai ser exibida na RTP já no próximo verão. As gravações começam na primavera e as histórias das personagens centram-se em Moledo, de onde partem para o resto do concelho, com "escapadelas" a outros municípios do distrito e à Galiza. Com 13 episódios, a série é definida como fresca, jovem, transversal e um ponto de encontro de gerações. "Verão M" é um grande projeto, mas também uma forma de serviço público, que foi possível construir com base numa parceria que junta a RTP, as empresas Skydreams e Santa Rita Filmes, a Câmara de Caminha e o Turismo Porto e Norte.

Ambiente informal, como se de uma esplanada de praia se tratasse, foi o cenário escolhido para a apresentação de "Verão M", ontem, em Moledo, no espaço do Auditório António Pedro, recentemente remodelado pela Câmara Municipal. O projeto é uma coprodução da RTP, Skydreams e Santa Rita Filmes, com o apoio do Município de Caminha e do Turismo Porto e Norte.

Daniel Deusdado, diretor de Programas da RTP, a realizadora do "Verão M", Patrícia Sequeira, e o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, falaram com entusiasmo desta iniciativa, que vai permitir divulgar de uma forma extraordinária o nosso território, sobretudo Moledo e o concelho de Caminha, mas também a região.

Com epicentro em Moledo, na sua praia, a série televisiva é uma forma de "acarinhar o nosso território", considerou Miguel Alves, explicando que as histórias e os personagens vão a Caminha, vão a Vila Praia de âncora, vão às freguesias ribeirinhas e vão às freguesias de interior. Enfim, "Verão M" vai colocar as nossas histórias, as nossas paisagens, nas histórias dos personagens.

O presidente sublinhou que o concelho é muito bonito e tem grande capacidade de atração, mas pode e tem de ir mais longe, como agora vai acontecer, com a sua divulgação através do audiovisual, numa estação como a RTP, de enorme alcance: "queremos mais e vamos fazer mais", garantiu.

Miguel Alves elogiou a visão da RTP, uma televisão atenta aos territórios e agradeceu à estação por ter permitido a realização de um sonho, bem como "a todos os que aceitaram trabalhar connosco", caso das duas empresas privadas que se juntam à parceria, assim como ao Turismo do Porto e Norte, que reconheceu a oportunidade de promoção do território, numa forma pouco habitual. Será "uma série fresca, que vai puxar pelo melhor que nós temos". Concluiu Miguel Alves.

Um encontro de gerações

O presidente já tinha referido a série "Verão Azul" que ficou na memória de muita gente, e Patrícia Sequeira, assim como Daniel Deusdado, reforçaram a ideia de que há na uma série de televisão espanhola, produzida no início dos anos 80, uma referência para o trabalho que vai agora ser desenvolvido.

Mas, desta vez, a série será portuguesa e falará de nós e do nosso território. A realizadora partilhou a sua felicidade por gravar fora de Lisboa e dos grandes centros, uma oportunidade que também a motiva, sobretudo por ter percebido as potencialidades dos territórios onde vão decorrer as filmagens: "um cenário maravilhoso".

Sobre "Verão M" não quis desvendar muita coisa, deixando os nomes dos atores para outra ocasião, mas porém, sem deixar de referir que haverá grandes nomes, atores muito conhecidos e de grande qualidade. Quanto à série, definiu-a como um encontro de gerações, que vai interessar a toda a família. A história falará de gente que vem para Moledo passar férias, gente que aqui se encontra, de memórias que ficam para a vida inteira, mas também de histórias de amor.

Uma forma de serviço público

Daniel Deusdado, diretor de Programas da RTP, falou sobretudo do significado que este projeto tem para a RTP, que não podia deixar escapar a oportunidade de agarrar uma boa história, "que nos remete para um território como este".

O responsável lembrou que a RTP é uma televisão de caraterísticas distintas das demais televisões portuguesas, com responsabilidades diferentes também, que não se pode prender a ditaduras de audiências ou de formatos de sucesso garantido, ou mesmo projetos mais baratos, porque são feitos à base de gravações em cenários interiores. "Mas depois, o que vai ficar para a história, são séries como esta e a RTP vai ficar com um documento, sobre um território", considerou Daniel Deusdado.

O diretor de Programas considerou "Verão M" como uma forma da RTP pôr em prática a sua missão de serviço público, na medida em que, afirmou, é fundamental a televisão sair de Lisboa, ir às cidades médias e às pequenas vilas.

Daniel Deusdado revelou que fala, sempre que possível, diretamente com telespectadores, alguns até descontentes, que reclamam e ficam surpreendidos quando percebem quem lhes está a telefonar. Garantiu que gosta de o fazer assim, mas "gostaria de falar com todos, poder ir junto das pessoas e dizer-lhes como são importantes e o que estão a fazer ao ficar nos seus territórios ao viver aí e ao não se deslocar para os grandes centros. São portugueses que merecem a nossa atenção e a nossa homenagem, porque nos permitem manter esta ideia que temos de Portugal".

VIAGENS DE FERRYBOAT GRATUITAS ENTRE CAMINHA E A GUARDA NO DIA MUNDIAL DO TURISMO
2017-09-26
CAMINHA VAI ASSINALAR O DIA MUNDIAL DO TURISMO
2017-09-22