Domingo, 22 Outubro de 2017 RSS

Ciclo de Cinema e Saúde Mental continua sexta-feira, dia 13, pelas 21H45
 “FREUD, ALÉM DA ALMA”, DE JOHN HUSTON EM EXIBIÇÃO NO VALADARES, TEATRO MUNICIPAL DE CAMINHA
Cultura | 2017-10-11

A partir de sexta-feira, o Ciclo de Cinema e Saúde Mental vai decorrer no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. Assim, sexta-feira, dia 13, está em cartaz o filme “Freud, além da alma”, de John Huston, EUA, 1962, que será comentado por dois convidados: Mafalda Ribeiro, psicóloga da Associação Methamorphys e Ricardo Lopes, empresário. A sessão começa às 21h45. A entrada é livre.

O Ciclo de Cinema e Saúde Mental ocupa as noites de sexta-feira. O ciclo começou na semana passada, com a exibição do filme “Psico”, de Alfred Hitchcock, EUA, 1960. No dia 20, estará em cartaz o filme “Voando sobre um ninho de cucos”, de Milos Forman, França, 1975 e, encerra com “O Inquilino”, de Roman Polanski, França, 1976.

“Freud, além da alma”, de John Huston conta nos principais papéis com Montgomery Clift, Susannah York, Larry Parks, Susan Kohner, Eileen Herlie, Fernand Ledoux e David McCallum (2). Trata-se de um “filme pseudo-biográfico que retrata 5 anos na vida de Freud. Numa altura em que a maior parte dos psicólogos se recusavam curar os pacientes com histeria, porque acreditavam que estes pretendiam apenas chamar a atenção, Freud aprende a utilizar a hipnose com o objetivo de descobrir as razões dessa psicose. Interessa-se assim pelo caso de um rapaz cujo ódio pelo pai se transforma num amor incestuoso pela sua mãe, uma falha que Freud encontra nele próprio”.

O Ciclo de Cinema e Saúde Mental é uma organização da Locus Cinemae - Associação de Cinema de Caminha em parceria com Associação de Psiquiatria e Saúde Mental de Viana do Castelo e Methamorphys – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano.

“À CONVERSA COM ANA SALDANHA” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CAMINHA
2017-10-20
APOSTA MUNICIPAL NO TEATRO TRADUZIU-SE EM DEZENAS DE ESPETÁCULOS POR TODO O CONCELHO
2017-10-19