Quinta-Feira, 23 Novembro de 2017 RSS

Mais de três dezenas de filmes exibidos no primeiro ano em que a Câmara assume gestão cultural do equipamento
CINETEATRO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA  COM CARTAZ DE CINEMA REFORÇADO ATÉ AO FINAL DO ANO
CINETEATRO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA COM CARTAZ DE CINEMA REFORÇADO ATÉ AO FINAL DO ANO
Cultura | 2017-11-10

“Thor Ragnarok”, uma história marcada pela ação e aventura, é o filme que pode ser visto hoje e amanhã no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. O bilhete para a sessão tem um preço simbólico, de três euros, revertendo toda a receita a favor da corporação. Até ao final deste ano, a sala exibe um total de seis filmes e dois deles são sessões especiais de Natal, com quatro apresentações e entrada livre. Estes filmes juntam-se a muitos outros exibidos durante este ano, perfazendo mais de três dezenas.

Desde que a Câmara assumiu a gestão cultural do Cineteatro, em janeiro deste ano, além de espetáculos diversificados e de outros eventos, o cinema passou a ser presença regular no cartaz, com pelo menos dois filmes por mês, sempre atuais, com as exibições a decorrerem em simultâneo com as dos cinemas de todo o país. Com a recuperação e reabertura do Cineteatro, o cinema regressou em força a Vila Praia de Âncora, sendo parte importante da dinâmica cultural da Vila.

Sucessos como o premiado “La La Land”, “Velocidade Furiosa”, “Piratas das Caraíbas – Homens Mortos não contam Histórias”, “Guardiões da Galáxia 2”, “A Bela e o Monstro” e muitos outros títulos do momento passaram pela tela do Cineteatro de Vila Praia de Âncora, sempre com a bilheteira a reverter a favor da corporação de Bombeiros, em pelo menos quatro sessões por mês.

Agora, além, de “Thor Ragnarok”, este mês será ainda exibido “Gang do Parque 2”, nos dias 24 e 25, de Cal Brunker, dobrado em português, onde os animais têm o papel principal, e vão enfrentar “o diabólico presidente da câmara”, que pretende demolir o “Parque da Liberdade” para construir um parque de diversões, num espaço que é considerado pelos animais como o seu santuário.

Época de Natal com muito cinema

Em dezembro, mês do Natal e de férias para muitos, a Câmara Municipal reforçou o cartaz de cinema. Dias 1 e 2 é exibido “Only the Brave”, de Joseph Kosinski, uma trama que vem mesmo ao encontro do perfil desta sala, já que conta “a história heróica de uma unidade elite de bombeiros”.

A primeira sessão especial de Natal chega no dia 7 e repete no dia seguinte, e a entrada é livre como referimos. “Coco” é um filme de animação, para toda a família, de Lee Unkrich, e é dobrado em português. Fala de um menino, Miguel: “apesar da proibição da sua família em relação à música, Miguel sonha em tornar-se num grande artista, como o seu ídolo, Ernesto de la Cruz. Desesperado para conseguir provar o seu talento e após uma série de misteriosos eventos, Miguel dá por si na maravilhosa e colorida Terra dos Mortos. Ao longo do caminho, encontra o encantador e vigarista Hectore juntos, partem numa viagem extraordinária, para desvendar a verdadeira história de família de Miguel”.

Nos dias 15 e 16 de dezembro há ação e drama, com “Liga da Justiça”, assinado por Zack Snyder.

As segundas sessões especiais de Natal acontecem nos dias 22 e 23. Na tela reina a boa disposição, com a comédia “Pai só há um…. ou dois”, de Sean Anders. O Natal é também a inspiração da história, que a sinopse resume da seguinte forma: “pai e padrasto, Dusty e Brad, juntam forças para proporcionar o Natal perfeito aos seus filhos. A nova parceria é posta à prova quando o pai de Dusty, um machão da velha guarda, e o pai de Brad, um homem ultra afetivo e emocional, chegam a tempo de tornar esta época festiva num caos completo...” A entrada é livre.

Um ano a gerir o Cineteatro

A Câmara Municipal assumiu, desde janeiro último, a gestão cultural do Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, com base num protocolo entre o Município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, que também assegura uma verba mensal, que permitiu à Associação garantir o pagamento das obrigações assumidas com as obras.

O protocolo é, aliás, “fundamental para a sustentação financeira dos Bombeiros, para suporte do pagamento das obrigações assumidas com a reabilitação do Cineteatro e para fomento da programação cultural em Vila Praia de Âncora e no concelho de Caminha”, conforme explicou na altura Miguel Alves.

Recorde-se que, nos termos do documento, a Câmara assumiu a gestão cultural, o que implica a definição da linha programática, contratação, divulgação, promoção e procedimentos em geral. A Câmara responsabiliza-se também pelo pagamento de todas as despesas relativas a energia, água, limpeza, manutenção e recursos humanos, pagando ainda à Associação Humanitária, mensalmente, a quantia de mil euros.

O protocolo tem a duração de dez anos, com início em janeiro de 2017, sendo automaticamente renovável se as partes assim o entenderem.

“À CONVERSA COM … JÚLIO MAGALHÃES” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CAMINHA
2017-11-16
BRASILEIRA GABI BUARQUE APRESENTA POEMAS E CANÇÕES INÉDITAS NO VALADARES, TEATRO MUNICIPAL DE CAMINHA
2017-11-08