Sábado, 24 Fevereiro de 2018 RSS

Em curso o Projeto Nautismo – Atividades Náuticas no 1º Ciclo
ALUNOS DO 3.º E 4.º ANOS DE ESCOLARIDADE  JÁ EXPERIMENTARAM AS “PRIMEIRAS REMADAS”
ALUNOS DO 3.º E 4.º ANOS DE ESCOLARIDADE JÁ EXPERIMENTARAM AS “PRIMEIRAS REMADAS”
Educação | 2017-11-10

Os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, do concelho de Caminha, começaram ontem a sua formação desportiva em Remo. “Primeiras Remadas”, uma atividade a desenvolver ao longo do ano letivo, é uma das apostas no desenvolvimento da náutica, e resulta de uma nova política na área do desporto, com parcerias entre a Câmara Municipal de Caminha, Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Nautiminho e Sporting Club Caminhense (SCC).

As crianças do concelho de Caminha estão a iniciar-se no Remo, com aulas nas instalações do Centro de Formação Desportiva Remo Caminha. Esta é uma atividade destinada a todos os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais. Decorre nas instalações do Sporting Clube Caminhense, nas tardes de quinta-feira, de acordo com a calendarização estabelecida.

“Primeiras Remadas” integra o Projeto Nautismo – Atividades Náuticas no 1º Ciclo, e as aulas envolvem três professores do Centro de Formação, sendo os alunos acompanhados pela professora titular de turma. A primeira aula foi acompanhada pelo vereador do Desporto da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages.

O Remo é uma das novidades deste ano letivo em matéria de desporto. Os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais vão ter também nas aulas de Educação Física, pela primeira vez, as modalidades de SUP (Stand Up Paddle) e Canoagem. O Surf vai igualmente, em breve, ser uma realidade. Para concretizar estas práticas, foram assinados em setembro último dois protocolos, entre a Câmara Municipal de Caminha, Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Nautiminho e Sporting Club Caminhense (SCC).

Conforme salientou o presidente da Câmara, Miguel Alves, na cerimónia de assinatura do protocolo, “isto vai colocar o concelho de Caminha na vanguarda da prática desportiva no futuro e, hoje, na vanguarda daquilo que é a especial ligação do desporto, da comunidade e da escola. Hoje podemos ter os nossos meninos naquilo que faz parte da nossa história, que faz parte das nossas condições e honra aquilo que deve ser o trabalho dos políticos e dos responsáveis que estão à frente das instituições do concelho”.

As novas aulas respondem também a um anseio antigo do Agrupamento. A diretora, Maria Esteves, destacou na mesma ocasião a importância dos protocolos para o Agrupamento: “Os desportos náuticos eram aqueles que não tínhamos em prática desportiva, porque o Agrupamento não tinha e não tem as condições necessárias. Só é possível com a colaboração da Câmara Municipal. Sempre foi um anseio da escola que a prática da Natação e do Remo fossem incentivadas, para podermos dar aos miúdos as condições necessárias ao desenvolvimento físico e lúdico, para podermos criar neles o gosto pela modalidade, para que continuem tradição que Caminha tem. Obrigada pela possibilidade e pela formação mais integral dos nossos alunos”.

CÂMARA DE CAMINHA ASSINA PROTOCOLO COM ASSOCIAÇÃO ETHOS PARA APOIAR ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
2018-02-05
CÂMARA PROMOVE PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA "NO POUPAR ESTÁ O GANHO" JUNTO DA COMUNIDADE ESCOLAR
2018-01-22