Sábado, 16 Dezembro de 2017 RSS

Rede Wifi para as Argas (Baixo, Cima e S. João) e Dem ficará concluída dentro do prazo
CÂMARA VAI REFORÇAR PROTEÇÃO DA SERRA D’ARGA CONTRA INCÊNDIOS
CÂMARA VAI REFORÇAR PROTEÇÃO DA SERRA D’ARGA CONTRA INCÊNDIOS
Política | 2017-11-30

A Serra d'Arga está hoje mais protegida contra incêndios, mas as medidas de prevenção vão ser reforçadas em breve, entre outras iniciativas, como a criação no concelho de duas equipas de bombeiros profissionais e mais duas equipas de intervenção permanente. O tema genérico "incêndios" dominou ontem a agenda da reunião descentralizada em Arga de Baixo e Miguel Alves garantiu também que a "Rede Wifi para as freguesias das Argas (Baixo, Cima e S. João) e Dem", um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo, ficará concluída dentro do prazo.

A Câmara de Caminha retomou ontem as reuniões públicas descentralizadas. A União de Freguesias de Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de S. João acolheu o primeiro destes encontros, com a Junta e população, como habitualmente, a interpelar o Executivo sobre diversos assuntos.

O tema "incêndios" foi transversal às diversas intervenções, mas ao nível das reivindicações nesta área, além do reforço das medidas de proteção genéricas contra o fogo, foi solicitada a construção de mais um tanque de água para abastecimento de helicópteros, em caso de incêndio. Esta é uma questão que deverá ser equacionada em conjunto com os baldios, sobretudo em matéria de financiamento, e Miguel Alves lembrou que, ainda recentemente, foi criado mais um ponto de água em Dem, junto à Capela de Nª Srª. Das Neves.

Sobre as iniciativas já garantidas, de destacar a criação de duas equipas profissionais, que ficarão sediadas nas corporações de bombeiros de Caminha e de Vila Praia de Âncora, a que acrescem duas equipas de intervenção permanente (24 horas), pagas pelo Estado e pala Câmara, para além de uma equipa de sapadores florestais.

"Hoje estamos melhor do que há algum tempo atrás", lembrou o presidente da Câmara, sublinhando que os bombeiros estão mais preparados, os comandos estão estabilizados e sete elementos encontram-se em formação e prestes a juntar-se ao corpo ativo. Além disso, a situação das duas corporações do concelho é também mais estável, depois das medidas implementadas pela Câmara, que afastaram situações de rutura e de aflição, como a que viveram por exemplo os bombeiros de Vila Praia de Âncora, no início do anterior mandato. O presidente afirmou que "os nossos bombeiros são hoje reconhecidos" e frisou a importância do diálogo com os baldios.

O vice-presidente da Câmara referiu-se igualmente à questão dos fogos, recordando que ainda em dezembro será executado um plano de fogo controlado na Serra d'Arga. Guilherme Lagido também revelou que foi apresentado à Câmara um projeto nesta área, mais abrangente, por parte de uma empresa especializada em fogo controlado, que será discutido oportunamente com os baldios e com a Junta de Freguesia.

Investimento em comunicações põe fim ao isolamento

Entretanto, antes do final do prazo para conclusão do projeto de Wifi, a rede será totalmente instalada. Recorde-se que a rede móvel 3G já funciona há quase um ano e constituiu uma importante melhoria para todos os que vivem e para todos os que visitam a Serra d'Arga, combatendo o isolamento. O Wifi está na fase final de instalação e sofreu alguns atrasos, designadamente por necessidade de compatibilizar com o ICNF os locais de colocação dos postes, um deles inicialmente recusado. A rede móvel, como frisou Guilherme Lagido, é por si só um elemento de segurança e de proteção civil.

Miguel Alves revelou também que o investimento da Câmara será, no final, da ordem dos 70 mil euros, bastante para lá do orçamentado em sede de Orçamento Participativo - OP.

Entretanto, no OP deste ano, um dos quatro projetos vencedores foi o da "Aquisição de meios para combate a incêndios para a Serra d'Arga - Freguesia de Arga (Baixo, Cima e São João) e Dem" (65 mil euros), isto é, um veículo que será colocado pela Câmara ao serviço da Serra d'Arga.

Obra do Muro da Gandra em breve

Na reunião falou-se ainda do Pontão do Lobo, do Muro da Gandra e das lombas na Estrada Municipal, causadas por raízes de árvores. Em relação ao muro, o presidente da Câmara revelou que a obra se encontra em processo de contratação. Quanto ao Pontão, o assunto será inscrito no Orçamento para 2018. Finalmente, sobre a estrada, a intenção é inserir os trabalhos no contexto de outras obras, uma vez que a resolução do problema obriga à deslocação de máquinas, para que se proceda à escarificação da área.

Ventura Cunha, o presidente da União de Freguesias, que interveio no início da reunião, tinha-se referido à questão do Pontão do Lobo, que ruiu por causa das intempéries. O autarca elogiou também a Câmara pela rápida instalação de balizas de proteção de valetas, em vários pontos da chamada Estrada das Argas, que melhoram a segurança de quem circula na serra.

CÂMARA VAI AVANÇAR COM PROJETO PAISAGÍSTICO PARA A ENCOSTA DA LUDOTECA
ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CAMINHA REÚNE SEGUNDA-FEIRA
MINISTRO DO AMBIENTE VISITA AMANHÃ OBRAS EM CAMINHA
2017-12-14