Sábado, 16 Dezembro de 2017 RSS
 
Página inicial Mapa do Portal Contacte-nos
SIG Caminha

Galeria de Fotos

Galeria de Vídeos

biblioteca

 
 
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Rede Wifi para as Argas (Baixo, Cima e S. João) e Dem ficará concluída dentro do prazo
CÂMARA VAI REFORÇAR PROTEÇÃO DA SERRA D’ARGA CONTRA INCÊNDIOS
CÂMARA VAI REFORÇAR PROTEÇÃO DA SERRA D’ARGA CONTRA INCÊNDIOS
Imprimir Enviar Partilhar
CÂMARA VAI REFORÇAR PROTEÇÃO DA SERRA D’ARGA CONTRA INCÊNDIOS
Política | 2017-11-30

A Serra d'Arga está hoje mais protegida contra incêndios, mas as medidas de prevenção vão ser reforçadas em breve, entre outras iniciativas, como a criação no concelho de duas equipas de bombeiros profissionais e mais duas equipas de intervenção permanente. O tema genérico "incêndios" dominou ontem a agenda da reunião descentralizada em Arga de Baixo e Miguel Alves garantiu também que a "Rede Wifi para as freguesias das Argas (Baixo, Cima e S. João) e Dem", um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo, ficará concluída dentro do prazo. 

A Câmara de Caminha retomou ontem as reuniões públicas descentralizadas. A União de Freguesias de Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de S. João acolheu o primeiro destes encontros, com a Junta e população, como habitualmente, a interpelar o Executivo sobre diversos assuntos.

O tema "incêndios" foi transversal às diversas intervenções, mas ao nível das reivindicações nesta área, além do reforço das medidas de proteção genéricas contra o fogo, foi solicitada a construção de mais um tanque de água para abastecimento de helicópteros, em caso de incêndio. Esta é uma questão que deverá ser equacionada em conjunto com os baldios, sobretudo em matéria de financiamento, e Miguel Alves lembrou que, ainda recentemente, foi criado mais um ponto de água em Dem, junto à Capela de Nª Srª. Das Neves.   

Sobre as iniciativas já garantidas, de destacar a criação de duas equipas profissionais, que ficarão sediadas nas corporações de bombeiros de Caminha e de Vila Praia de Âncora, a que acrescem duas equipas de intervenção permanente (24 horas), pagas pelo Estado e pala Câmara, para além de uma equipa de sapadores florestais.

"Hoje estamos melhor do que há algum tempo atrás", lembrou o presidente da Câmara, sublinhando que os bombeiros estão mais preparados, os comandos estão estabilizados e sete elementos encontram-se em formação e prestes a juntar-se ao corpo ativo. Além disso, a situação das duas corporações do concelho é também mais estável, depois das medidas implementadas pela Câmara, que afastaram situações de rutura e de aflição, como a que viveram por exemplo os bombeiros de Vila Praia de Âncora, no início do anterior mandato. O presidente afirmou que "os nossos bombeiros são hoje reconhecidos" e frisou a importância do diálogo com os baldios.     

O vice-presidente da Câmara referiu-se igualmente à questão dos fogos, recordando que ainda em dezembro será executado um plano de fogo controlado na Serra d'Arga. Guilherme Lagido também revelou que foi apresentado à Câmara um projeto nesta área, mais abrangente, por parte de uma empresa especializada em fogo controlado, que será discutido oportunamente com os baldios e com a Junta de Freguesia.


Investimento em comunicações põe fim ao isolamento


Entretanto, antes do final do prazo para conclusão do projeto de Wifi, a rede será totalmente instalada. Recorde-se que a rede móvel 3G já funciona há quase um ano e constituiu uma importante melhoria para todos os que vivem e para todos os que visitam a Serra d'Arga, combatendo o isolamento. O Wifi está na fase final de instalação e sofreu alguns atrasos, designadamente por necessidade de compatibilizar com o ICNF os locais de colocação dos postes, um deles inicialmente recusado. A rede móvel, como frisou Guilherme Lagido, é por si só um elemento de segurança e de proteção civil.

Miguel Alves revelou também que o investimento da Câmara será, no final, da ordem dos 70 mil euros, bastante para lá do orçamentado em sede de Orçamento Participativo - OP.

Entretanto, no OP deste ano, um dos quatro projetos vencedores foi o da "Aquisição de meios para combate a incêndios para a Serra d'Arga - Freguesia de Arga (Baixo, Cima e São João) e Dem" (65 mil euros), isto é, um veículo que será colocado pela Câmara ao serviço da Serra d'Arga.


Obra do Muro da Gandra em breve


Na reunião falou-se ainda do Pontão do Lobo, do Muro da Gandra e das lombas na Estrada Municipal, causadas por raízes de árvores. Em relação ao muro, o presidente da Câmara revelou que a obra se encontra em processo de contratação. Quanto ao Pontão, o assunto será inscrito no Orçamento para 2018. Finalmente, sobre a estrada, a intenção é inserir os trabalhos no contexto de outras obras, uma vez que a resolução do problema obriga à deslocação de máquinas, para que se proceda à escarificação da área.

Ventura Cunha, o presidente da União de Freguesias, que interveio no início da reunião, tinha-se referido à questão do Pontão do Lobo, que ruiu por causa das intempéries. O autarca elogiou também a Câmara pela rápida instalação de balizas de proteção de valetas, em vários pontos da chamada Estrada das Argas, que melhoram a segurança de quem circula na serra.      

 
Notícias da mesma categoria
CÂMARA VAI AVANÇAR COM PROJETO PAISAGÍSTICO PARA A ENCOSTA DA LUDOTECA
2017-12-14
ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CAMINHA REÚNE SEGUNDA-FEIRA
2017-12-14
MINISTRO DO AMBIENTE VISITA AMANHÃ OBRAS EM CAMINHA
2017-12-14
CÂMARA ATRIBUI APOIOS SOCIAIS EXTRAORDINÁRIOS AOS BOMBEIROS DAS CORPORAÇÕES DO CONCELHO
2017-12-13
SECRETÁRIO DE ESTADO DAS AUTARQUIAS LOCAIS INAUGURA AMANHÃ O NÓ DA ERVA VERDE
2017-12-13
 
 
mais notícias »
 
Vídeo em destaque
Mais Vídeos
 
Calendário
Agenda cultural
GALA DE RECORDAÇÕES DOS ANOS 80
2017-12-16
WORKSHOP DE DECORAÇÃO DE NATAL
2017-12-16
RAINHA DO NATAL
2017-12-17
MUSICAL CIRCO DE NATAL
2017-12-17
Newsletters e SMS's

Newsletter

Água e Saneamento
Agua

Município na rede

facebook youtube  Twitter

Município de Caminha-2009, Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade e Segurança | Ficha Técnica
Valimar P.O.C. Valimar