Quinta-Feira, 18 Janeiro de 2018 RSS

“100 anos a ajudar o próximo” patente no Cineteatro
EXPOSIÇÃO E DOCUMENTÁRIO CONTAM HISTÓRIA DOS BOMBEIROS DE VPA  E HOMENAGEIAM VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS
EXPOSIÇÃO E DOCUMENTÁRIO CONTAM HISTÓRIA DOS BOMBEIROS DE VPA E HOMENAGEIAM VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS
Política | 2018-01-08

“100 anos a ajudar o próximo” é o tema da exposição de fotografia que está patente no Salão Nobre do Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. A mostra, que encerra o ciclo de comemorações do centenário da corporação, é também uma forma de homenagem às vítimas dos incêndios do ano passado. A ideia partiu do comandante, Manuel Rei, que recolheu cerca de 1.500 imagens. Um documentário sobre os 100 anos da corporação, foi também exibido este domingo, durante a cerimónia de inauguração e faz parte deste evento.

Até ao próximo dia 10 fevereiro, a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora mostra a sua história e presta homenagem aos bombeiros em geral e às vítimas dos incêndios, designadamente as que pereceram durante os fogos de 2017 no centro do país.

Manuel Rei, que há 14 anos comanda a corporação de Vila Praia de Âncora, mas que tem no seu curriculum 45 anos como bombeiro, considerou importante retratar os 100 anos de existência da corporação através de um documentário, mas decidiu depois alargar o âmbito da iniciativa, procedendo à recolha de imagens sobre os incêndios de 2017. Ao todo, nos seus tempos livres, reuniu quase 1.500 fotografias, de diversos autores, que podem agora ser apreciadas no Salão Nobre do Cineteatro, em Vila Praia de Âncora.

Manuel Rei, com uma vida dedicada aos bombeiros, quis também, desta forma, homenagear as vítimas. Refere que, nos 45 anos, teve muitos “sustos”, muitos momentos de grande preocupação, mas também ocasiões de alegria, como nos casos de salvamentos, sendo que aquele que recorda com mais ênfase aconteceu no mar, um homem que salvou no mar de Vila Praia de Âncora, há mais de duas décadas.

Os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora completaram 100 anos a 1 de janeiro de 2017. As comemorações do centenário da Associação Humanitária registaram várias iniciativas, com destaque para a bênção e inauguração da remodelação do próprio Cineteatro dos Bombeiros Voluntários, numa sessão solene, e para o concerto de António Zambujo.

Esta iniciativa, agora, encerra o programa. É uma organização é dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha. A inauguração aconteceu no dia 7 de janeiro, domingo. A mostra pode ser visitada à sexta-feira, à noite, e aos sábados, quinzenalmente, nos horários em que decorrem as sessões de cinema.

CÂMARA PROTEGE FREGUESIAS E ANTECIPA VALOR DAS RECEITAS CORRENTES
2018-01-18
CÂMARA PREVÊ ELEVAR INVESTIMENTO AOS 6,5 MILHÕES DE EUROS ESTE ANO
2018-01-17