Segunda-Feira, 18 Junho de 2018 RSS

Iniciativa decorre no dia 24 de março e insere-se no âmbito da candidatura da valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa
CÂMARA PROMOVE ‘CAMINHO DA HISTÓRIA: CAMINHA E O CAMINHO PORTUGUÊS DA COSTA’
CÂMARA PROMOVE ‘CAMINHO DA HISTÓRIA: CAMINHA E O CAMINHO PORTUGUÊS DA COSTA’
Cultura | 2018-03-07

A Câmara Municipal de Caminha vai promover a caminhada ‘Caminho da História: Caminha e o Caminho Português da Costa”, guiada pelo arqueólogo/historiador Joel Cleto. Esta iniciativa insere-se no âmbito da candidatura da valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa - que o Município está a desenvolver. Esta visita guiada vai ter lugar no dia 24 de março, pelas 15H00. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

“Caminho da História: Caminha e o Caminho Português da Costa” é mais uma iniciativa promovida no âmbito da candidatura da valorização dos Caminhos de Santiago que o Município submeteu ao programa Norte 2020, onde sublinha a importância patrimonial e identitária destes trajetos que foram já classificados pelo Conselho da Europa como Primeiro Itinerário Cultural Europeu. Neste âmbito, a Câmara Municipal já promoveu várias iniciativas: Art Gallery Wall, com José Rosinhas; o percurso pedestre ‘Caminho da Natureza’; o concerto ‘Sons do Caminho’ e ainda Ciclo O Ciclo de Conversas com vários escritores conhecidos do grande público.

Caminha é um concelho profundamente marcado por relevantes marcas históricas e patrimoniais. Assim, esta caminhada-guiada pela história, património e lendas do Caminho Português de Santiago, que atravessa o concelho pela Costa, vai ter inicio na Mata Nacional do Camarido, junto à capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, e termina na capela de Nossa Senhora da Ajuda, em Seixas.

Esta atividade vai ser acompanhada pelo arqueólogo e historiador Joel Cleto, que vai dar a conhecer parte da herança existente no nosso concelho e, ao mesmo tempo, fará uma abordagem explicativa e histórica dos Caminhos de Santiago.

Esta ação carece de inscrição obrigatória. Assim, os interessados deverão proceder à respetiva inscrição (nome, idade e contacto) até ao dia 22 de março, para cultura@cm-caminha.pt.

FORTE DA LAGARTEIRA ABRE AO PÚBLICO AMANHÃ
2018-06-08
CÂMARA APOSTA NA VALORIZAÇÃO DOS CAMINHOS DE SANTIAGO COM A PROMOÇÃO DE UMA CAMINHADA E UM CONCERTO
2018-06-06