Sexta-Feira, 27 Abril de 2018 RSS

Terça-feira, dia 10 de abril, veículo vai estar em Arga de Cima e Arga de Baixo
UNIDADE MÓVEL DE ATENDIMENTO INICIA CIRCUITO “LEVANDO” OS BALCÕES MUNICIPAIS ÀS FREGUESIAS
Política | 2018-04-09

A Unidade Móvel de Atendimento da Câmara Municipal de Caminha começa a funcionar amanhã, dia 10 de abril, passando a deslocar-se às freguesias todas as semanas, no mesmo dia de semana e no mesmo horário. O serviço vai iniciar-se, nesta primeira fase, com um circuito pelas freguesias de Arga (Arga Cima, Arga de Baixo e Arga de São João), Dem, Gondar e Orbacém. Esta é mais uma forma de promover a proximidade com as populações e a inclusão, já que estarão disponíveis os serviços normalmente disponibilizados nos balcões municipais. Pretende-se, assim, alavancar o município para um novo patamar, sendo o foco desta operação os serviços aos munícipes, aos cidadãos e às empresas.

Nesta fase, os horários definidos para o atendimento desta primeira começam esta terça-feira em Arga de Cima (9h30 às 11h00), deslocando-se a unidade para Arga de Baixo (11h15-12h45). Quinta-feira, dia 12, o veículo estará em Arga de São João (9h30 às 11h00) e em Dem (11h15-12h45). Na sexta-feira, dia 13, será a vez de Gondar (9h30 às 11h00) e Orbacém (11h15-12h45). Como referimos, a Unidade Móvel de Atendimento irá deslocar-se às freguesias todas as semanas, no mesmo dia da semana e no mesmo horário.

Recorde-se que o objetivo deste equipamento é aproximar e facilitar o relacionamento dos cidadão e empresas com a Administração Pública, aproveitando as potencialidades simplificadoras das novas tecnologias de informação e comunicação, ao mesmo tempo que se promove a inclusão digital.

A Unidade Móvel de Atendimento da Câmara Municipal de Caminha permitirá às populações mais afastadas dos principais núcleos urbanos, aceder de forma prática e cómoda aos serviços prestados no balcão de atendimento da Câmara Municipal. Este serviço facilitará também o acesso de cidadão com mobilidade reduzida aos serviços públicos.

O equipamento permitirá, gradualmente, tratar dos mesmos assuntos disponíveis nos balcões de atendimento municipal, nomeadamente: Urbanismo; Águas, esgotos, despejo de fossas; Comunicação de leituras de contador; Resíduos sólidos; Publicidade e ocupação de espaço público; Apresentação de opiniões, sugestões ou reclamações; Informação sobre situações de intervenção urgente a decorrer no concelho (rede viária, águas e esgotos ou resíduos sólidos); Informação sobre a oferta cultural, desportiva, turística e de lazer. Atualmente existem no município dois balcões de atendimento, um situado em Caminha no Edifício Técnico Administrativo outro no Gabinete de Atendimento ao Munícipe em Vila Paia de Âncora.

Este modelo de atendimento poderá igualmente funcionar em situações pontuais onde se preveja aumento da densidade populacional, como por exemplo, zonas de praias e até durante eventos ou espetáculos. O itinerário seguirá dois critérios: território geográfico e densidade populacional, ou seja, o mesmo deverá ser elaborado tendo em conta os princípios da eficácia e da eficiência e o tempo de atendimento terá em consideração o número de habitante de cada freguesia.

O veículo foi devidamente adaptado na parte interna e externa, nomeadamente com patim elétrico exterior deslizante e toldo elétrico, está dotado de duas secretárias, seis cadeiras e quatro cadeiras para o exterior, gerador de corrente insonorizado encastrado no exterior do veículo com comandos no interior do mesmo, equipamento de ar condicionado e quadro elétrico estabilizado, proporcionando todas as condições necessários a um atendimento de qualidade.

HORÁRIOS E LOCAIS DE ATENDIMENTO DA PRIMEIRA FASE:

Terça-feira, dia 10:

Arga de Cima - 9h30 às 11h00

Arga de Baixo - 11h15-12h45

Quinta-feira, dia 12:

Arga de São João - 9h30 às 11h00

Dem - 11h15-12h45

Sexta-feira, dia 13:

Gondar- 9h30 às 11h00

Orbacém - 11h15-12h45

CERIMÓNIA PROTOCOLAR DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL E MÚSICA MARCAM AS COMEMORAÇÕES DOS 44 ANOS DE ABRIL
2018-04-24