Quinta-Feira, 24 Maio de 2018 RSS

CAMINHA ASSINALA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS COM VÁRIAS INICIATIVAS
CAMINHA ASSINALA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS COM VÁRIAS INICIATIVAS
Cultura | 2018-05-14

De 18 a 20 de maio, a Câmara Municipal de Caminha vai promover o Dia Internacional dos Museus que se assinala a 18 de maio, com a realização de várias iniciativas. Visitas gratuitas à Torre do Relógio, exibição de filme e ‘Puzzles no Museu’ vão dar o mote a esta edição subordinada ao tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Segundo o Conselho Internacional de Museus (ICOM), ‘hiperconectividade é um termo criado em 2001 para designar as múltiplas formas de comunicação dos nossos dias, tais como contacto pessoal (face-to-face), correio eletrónico, mensagens instantâneas, telefone ou Internet. Esta rede global de conexões torna-se a cada dia mais complexa, diversa e integrada. No mundo hiperconectado de hoje os museus juntam-se a esta nova tendência. Esta é a razão pela qual ICOM escolheu o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” para o Dia Internacional dos Museus 2018’.

É ainda de referir que atualmente não é possível ‘compreender o papel dos museus sem ter em conta todas as conexões que protagonizam e possibilitam. Os museus são uma parte integrante das suas comunidades, da sua herança cultural e paisagística e do seu ambiente. Devido à tecnologia os museus podem hoje alcançar novos públicos, para além do público tradicional, assim como conseguem encontrar novas formas de aproximação das coleções aos diferentes públicos: quer através da digitalização de coleções, como usando elementos multimédia nas exposições ou simplesmente utilizando um hashtag que permite ao visitante partilhar a sua experiência nas redes sociais’.

Em Caminha, as atividades têm lugar durante três dias. Vão decorrer visitas gratuitas ao Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha, das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00. No auditório do Museu Municipal de Caminha vai ser exibido o filme ‘Caminha, das Origens aos Nossos Dias’, pelas 15H00. E ainda, vai decorrer a iniciativa ‘Puzzles no Museu’, no âmbito da exposição ‘Da fotografia ao Azulejo. Povo Monumentos e Paisagens de Portugal na primeira metade do século XX’.

“A CURVA” DE TANKRED DORST ESTREIA SÁBADO NO VALADARES, TEATRO MUNICIPAL DE CAMINHA
2018-05-23
II FESTA DO LIVRO DE CAMINHA ARRANCOU HOJE
2018-05-22