Quinta-Feira, 24 Maio de 2018 RSS

Dez elementos profissionais preparados para as missões de proteção civil confiadas aos bombeiros
EQUIPAS DE INTERVENÇÃO PERMANENTE EM CAMINHA E VILA PRAIA DE ÂNCORA JÁ ESTÃO A TRABALHAR
Política | 2018-05-16

Duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), compostas por cinco elementos cada, reforçam desde ontem os efetivos das corporações de bombeiros de Caminha e Vila Praia de Âncora. Estas equipas, profissionais, destinam-se ao cumprimento de missões que, no âmbito da Proteção Civil, estão confiadas aos bombeiros.

As EIP ficam sediadas em permanência nos quartéis de bombeiros, no caso em Caminha e em Vila Praia de Âncora, prontas para ocorrer a qualquer situação de urgência e/ou emergência registada no concelho. Ontem, primeiro dia de trabalho, o presidente da Câmara, Miguel Alves, visitou as duas corporações e deu as boas vindas aos novos elementos.

Com a aproximação de dias mais quentes e o inerente perigo de ocorrência de fogos, este combate é o foco principal, mas na verdade as competências e funções das EIP são bem mais abrangentes.

As Equipas de Intervenção Permanente são, de facto, equipas de bombeiros profissionais que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Proteção Civil. De acordo com a legislação, as equipas têm por missão assegurar, em permanência, o socorro às populações, designadamente nos casos de combate a incêndios, mas também quando ocorram desabamentos, abalroamentos; em todos os acidentes ou catástrofes; socorro a náufragos; socorro complementar, em segunda intervenção, desencarceramento ou apoio a sinistrados; no âmbito da urgência pré-hospitalar, não podendo substituir-se aos acordos com a autoridade nacional de emergência médica – Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM); minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave; colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros.

MIGUEL ALVES ELEITO PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DO NORTE
2018-05-22
CONVÍVIO COM MÚSICA AO VIVO PROMETE AJUDAR ANIMAIS ABANDONADOS
2018-05-21