Quinta-Feira, 24 Maio de 2018 RSS

Sunset na Senhora das Neves, abastecimentos no Largo da Feira e condicionamentos de trânsito
CÂMARA OFERECE “BOLEIA” PARA A FUN ZONE DE DEM NA NOITE QUE ANTECEDE O RALLY DE PORTUGAL
Desporto | 2018-05-16

A edição 2018 do Rally de Portugal chega sexta-feira às estradas do concelho de Caminha, mas a festa do desporto começa na véspera, com um convívio sunset na Senhora das Neves, onde uma “Fun Zone” espera os mais aventureiros e a Câmara oferece a “boleia”. No dia das provas, os carros fazem os abastecimentos no Largo da Feira, de onde seguem para o troço do rally e há vários condicionamentos de trânsito a ter em conta. Quem quiser assistir mesmo às provas deve respeitar a sinalização e permanecer em segurança nas Zonas Espetáculo, já que são esperados milhares de pessoas.

Os 18,11 quilómetros de estrada já estão prontos e ontem receberam os pilotos para algumas voltas de reconhecimento. Sexta-feira, a prova cruza o troço de Caminha de manhã, poucos minutos depois das 10h00, e à tarde, perto das 16h30.

Os abastecimentos terão início antes das provas, ou seja, antes das 10h00 começarão a passar carros e pilotos pela entrada da Vila de Caminha, rumo ao Largo da Feira, onde tudo irá acontece. Na da parte da tarde repete-se toda a operação, antes das 15h00, o que já e si constitui um bom espetáculo e não deixará com certeza de atrair público.

Mas a verdade é que a festa do desporto automóvel arranca no dia 17, quinta-feira, mais precisamente na noite anterior à etapa de Rally de Portugal em Caminha. A Câmara vai disponibilizar serviço de “transfer”, com uma carrinha de nove lugares pronta para transportar as pessoas que queiram ir para a Fun Zone de Dem, Senhora das Neves, para participar no sunset que ali vai acontecer.

Este “transfer” vai decorrer entre o parque de estacionamento em Dem, junto à ponte, de meia em meia hora, entre as 19h00 do dia 17 de maio e as 00h00 do dia 18 de maio.

Como referimentos, o Rally de Portugal obriga a condicionamentos/interdições de trânsito referentes às classificativas. Nas zonas afetadas pelas interdições de trânsito, apenas poderão circular veículos devidamente credenciados pertencentes à organização, bem como moradores das áreas afetadas pela interdição, sendo que deve ser feita prova que aí efetivamente reside.

CONDICIONAMENTOS/INTERDIÇÕES DE TRÂNSITO

FASE 1 - DIA 17 DE MAIO (QUINTA-FEIRA) DESDE AS 17H00 ATÉ 18 DE MAIO (SEXTA-FEIRA) ÀS 05H00

DEM

. Interdição do trânsito em geral da Rua Sra. das Neves - Dem, desde o seu cruzamento com a Rua da Igreja (EM 526) até ao acesso da Capela Sra. das Neves.

.  Cerca das 18h00, abertura da Zona de Espetáculo Noturna — FUN ZONE, junto à Capela da Sra. das Neves (Animação Noturna), sendo permitido apenas o acesso a espectadores apeados.

.  Interdição do trânsito em geral da estrada de acesso ao Lugar da Panasqueira-Dem, com início na Rotunda de acesso A28.

UNIÃO DE FREGUESIAS DE VENADE E AZEVEDO

.  Interdição do trânsito em geral, desde a Avenida de São Miguel, junto à casa florestal de Azevedo, até ao cruzamento dos 7 Caminhos.

.  Criação de Saída de Emergência desde o Cruzamento dos 7 Caminhos, em direção ao Lugar de S. Miguel – Vila Verde Riba D’Ancora.

UNIÃO DE FREGUESIAS DE CAMINHA E VILARELHO

.  Interdição de trânsito em geral, da Rua de Santo Antão, com início junto da antena de telecomunicação da NOS. O acesso ao monte de Santo Antão encontra-se vedado ao público em geral.

VILE

. Interdição de trânsito no entroncamento de acesso à Capela de S. Pedro de Varais (Calvário).

RIBA D’ANCORA

. Interdição de trânsito da EM 527, desde o entroncamento de S. Miguel até ao cruzamento dos 7 Caminhos, para criação de saída de emergência.

FASE 2 - DIA 18 DE MAIO (SEXTA-FEIRA) DESDE AS 05H00 ATÉ AO FINAL DA PROVA

UNIÃO DE FREGUESIAS DE GONDAR E ORBACÉM

.  Estacionamento proibido na EN 305, entre o nó da A28 e o cruzamento de Dem / Gondar.

. Trânsito proibido na EN 305, no sentido V.P. Ancora / Lanheses, entre o nó da A28 e o cruzamento de Dem / Gondar.

. Trânsito proibido na EN305, no sentido Lanheses/V.P. Ancora, entre o cruzamento de Dem/Gondar e o fim da SS.

DEM

.  Interdição total do trânsito no acesso à Capela Sra. das Neves.

UNIÃO DE FREGUESIAS DE VENADE E AZEVEDO

.  Interdição total do trânsito, no cruzamento dos 7 Caminhos.

RIBA D’ANCORA

.  Interdição total do trânsito da EM 527, desde entroncamento de S. Miguel até ao cruzamento dos 7 Caminhos, para criação de saída de emergência.

UNIÃO DE FREGUESIAS DE CAMINHA E VILARELHO

. Interdição de trânsito em geral, na Rua de Santo Antão, com início junto da antena de telecomunicação da NOS. O acesso ao monte de Santo Antão encontra-se vedado ao público em geral.

. O acesso à zona de espetáculo de Santo Antão apenas será permitido das 05h00 às 07h30, sendo que os espectadores que acederem nesse ponto são avisados que só poderão abandonar o local após o final da 1ª passagem dos concorrentes (janela de15 minutos, cerca das 13H30) ou após o final da 2ª passagem (cerca das 19h45).

. Condicionamento do trânsito nas seguintes ruas para passagem dos carros dos concorrentes, sendo apenas permitido a circulação de trânsito num sentido, seguindo a seguinte ordem:

. Rua de Santo Antão

. Rua de ligação de Santo Antão para Rua General Andrade e Castro

. Rua General Andrade e Castro

. Rua de Senandes

. Rua Nossa Senhora da Graça

.  Rua de Santo António

. Cruzamento Rua Visconde Sousa Rego

. Cruzamento Rua da Trincheira

. Largo da Feira

. Praça Pontaut Combault

. Rua 16 de Setembro