Segunda-Feira, 18 Junho de 2018 RSS

II FESTA DO LIVRO DE CAMINHA ARRANCOU HOJE
II FESTA DO LIVRO DE CAMINHA ARRANCOU HOJE
Cultura | 2018-05-22

O Livro está em destaque em Caminha. A partir de hoje, a Biblioteca Municipal acolhe a II Festa do Livro, que se prolonga até 27 de maio. Leituras dramatizadas, música, lançamento de livros, cinema, ateliês e exposição e venda de novidades literárias, são algumas das iniciativas que dão o mote a esta edição. Durante estes dias a Biblioteca tem também um horário alargado. A II Festa do Livro já começou com artes plásticas, ilustração e conto e literatura infantil ‘Água Doce, fluir com o rio’.

A Festa do Livro é uma organização da Câmara Municipal de Caminha; Agrupamento de Escolas Sidónio Pais; Rede de Bibliotecas de Caminha e uma parceria da Livraria Bertrand Viana do Castelo.

Com um programa vasto e variado, esta edição destaca os recursos locais, como a natureza, o rio e a paisagem; o património construído e o quotidiano desenhado pela mão do Eduardo Salavisa e, ainda, os jovens caminhenses que estimulados e orientados pelos professores vão dar a conhecer as suas aprendizagens na área da literatura, da música e do cinema.

Hoje e amanhã, está a decorrer a iniciativa de artes plásticas, ilustração e conto e literatura infantil ‘Água Doce, fluir com o rio’, o novo projeto editorial da Lupa Design. Trata-se de um livro cujo objetivo é sensibilizar os mais novos para a importância da água doce, um recurso limitado e precioso, e dos ecossistemas dulciaquícolas. Hoje, o dia termina com um momento musical protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão.

No dia 24, vão decorrer leituras dramatizadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, nomeadamente ‘Naus de Verde Pinho’ e ‘O Auto da barca do Inferno’.

No dia 25 de maio, do programa destaca-se o lançamento do livro ‘Cadernos de Caminha’, de Eduardo Salavisa. Trata-se de uma edição da Câmara Municipal de Caminha, com o apoio do AESP. Eduardo Salavisa nasceu, vive e trabalha em Lisboa. Licenciado em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas Artes. Foi professor do ensino secundário. Desenha quotidianamente e em viagem no seu diário gráfico. É autor de livros sobre este tipo de desenho, e participa em exposições, conferências, cursos e encontros. Colabora regularmente em jornais. Gosta de viagens longas, sem itinerário marcado, de preferência pelo Sul e a desenhar. Sobre o livro, na sinopse lê-se: ‘Caderno de Caminha traz consigo a arte de registar graficamente o quotidiano que caracteriza na nossa Contemporaneidade o movimento urban sketcers. Traço rápido e expressivo (…). Eis Caminha neste inicio do século XXI, admiravelmente descoberta por Eduardo Salavisa.’ A sessão vai decorrer pelas 18H00.

No dia 26 de maio, o dia começa com a oficina de ilustração ‘Basta Imaginar’, com Maria João Castro, para alunos dos 4 aos 8 anos. Continua com a apresentação do livro ‘apresentação de Nadir Afonso. O Pintor de Cidades Geométricas, de Raquel Ramos e termina com o concerto com “La Corale de la Guirandelle, a cargo do Coral de Guirandelle, pelas 21H30.

A II Festa do Livro encerra a 27 de maio, com o Atelier de Artes, orientado pelos alunos do Curso de Artes Visuais do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais.

Informação Adicional:

22 e 23 de maio

Artes Plásticas – Ilustração e Conto – literatura Infantil.

14.30 -Água Doce, fluir com o rio

18.00h - Academia de Musica Fernandes Fão (22 de maio)

24 de maio, quinta-feira

09.30 – Naus de Verde Pinho, 6º A + 6º B da EBSSP