Segunda-Feira, 18 Junho de 2018 RSS

ENTRE MARGENS – ENCONTRO DE TOCADORES PARA VISITAR ATÉ DOMINGO
ENTRE MARGENS – ENCONTRO DE TOCADORES PARA VISITAR ATÉ DOMINGO
Cultura | 2018-06-01

Até domingo, Caminha vive mais um Entre Margens – Encontro de Tocadores.  O certame abriu com chave de ouro, com Joaquim Barreiros, que aos 99 anos de idade, continua a ser mestre tocador de acordeão. Domingo, o ponto alto vai decorrer pelas 11H00, com uma visita oficial às oficinas e à mostra de construtores de instrumentos tradicionais, com a presença do Diretor Regional da Cultura do Norte, António Pontes, do presidente da câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, e representantes da AGADIC e Central Folque.

À semelhança de anos anteriores, esta edição conta com um programa vasto e eclético, que inclui oficinas de flauta travessa e requinta galega, cordofones portugueses, cantos das tabernas da Galiza, construção e toque de pandeiro sintético, e oficina de valsas mandadas, exposições, mostra de construtores de instrumentos musicais tradicionais, palestras, concertos, foliadas e bailes ao improviso, animação para famílias, entre muitas outras iniciativas.

Esta noite, destacam-se os concertos Cantadeiras do Vale do Neiva e OMIRI. O dia encerra com a Foliada e baile ao improviso.

Amanhã, ao longo do dia vão decorrer várias atividades, com destaque para espetáculo “O Senhor dos Cordéis” de Thomas Bakk,; jogos tradicionais: “Ludoteca Brincalhona”; palestra: "Cantigas de Taberna” com Alexandre Cadarso; Encontro de Grupos de Cavaquinhos da Ribeira Minho; concerto: Fernando Barroso e Margarida Mariño e, ainda, o concerto: Chulada da Ponte Velha.

No domingo, o momento alto vai ter lugar pelas 11H00 com a visita oficial às oficinas da e à mostra de construtores de instrumentos tradicionais, com a presença do Diretor Regional da Cultura do Norte, António Pontes, do presidente da câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, e representantes da AGADIC e Central Folque.

O Entre Margens-Encontro de Tocadores é organizado pela PédeXumbo - Associação para a Promoção da Música e da Dança, a Central Folque - Centro Galego Música Popular e Câmara Municipal de Caminha. O evento conta ainda com os apoios da AGADIC – Axencia Galega das Industrias Culturais, Freguesia de Caminha e Vilarelho, Fundação Inatel e MusicTrad.

FORTE DA LAGARTEIRA ABRE AO PÚBLICO AMANHÃ
2018-06-08
CÂMARA APOSTA NA VALORIZAÇÃO DOS CAMINHOS DE SANTIAGO COM A PROMOÇÃO DE UMA CAMINHADA E UM CONCERTO
2018-06-06