Segunda-Feira, 18 Junho de 2018 RSS
 
Página inicial Mapa do Portal Contacte-nos
SIG Caminha

Galeria de Fotos

Galeria de Vídeos

biblioteca

 
 
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Monumento vai albergar o ‘Cantinho do Peregrino’
FORTE DA LAGARTEIRA ABRE AO PÚBLICO AMANHÃ
FORTE DA LAGARTEIRA ABRE AO PÚBLICO AMANHÃ
Imprimir Enviar Partilhar
FORTE DA LAGARTEIRA ABRE AO PÚBLICO AMANHÃ
Cultura | 2018-06-08

O Forte da Lagarteira, em pleno Portinho de Vila Praia de Âncora, abre ao público amanhã, com uma exposição sobre o monumento e com o ‘Cantinho do Peregrino’. Até 30 de setembro, este espaço vai acolher múltiplas atividades inseridas na programação de verão. A entrada é gratuita.

O Forte da Lagarteira vai abrir portas à população e visitantes mais aprazível. A Câmara Municipal requalificou o espaço, de modo as que pessoas usufruam com mais qualidade de um dos ícones do concelho. Dos trabalhos de beneficiação fizeram parte: a reparação das paredes das salas de exposição; a beneficiação da casa de banho; o restauro do telhado; a reparação da caixilharia; a colocação de nova iluminação nas salas e o ajardinamento do espaço.  Os trabalhos foram executados pelos funcionários do Município.

À semelhança do ano passado, o Forte da Lagarteira vai ter patente ao público uma exposição sobre o monumento, que conta a sua história e as circunstâncias em que foi construído. Este ano, o monumento abre com uma nova valência, o ‘Cantinho do Peregrino’, um espaço onde o peregrino a Santiago de Compostela poderá carimbar a credencial, repousar e “recarregar baterias”.

Para além da nova valência, o Forte da Lagarteira vai ser palco de vários eventos inseridos na programação de verão, com destaque para o ‘Concerto de Verão’; Xtrem-Challenge; Festival da Canção Marinheira; II Trail do Vale do Âncora; ‘Be Fort Be Fit’; ‘AMFF Pop Rock’; 56º aniversário do Âncora Praia Futebol Clube; artes marciais; Âncora Folk, entre muitas outras,

O Forte estará aberto de terça-feira a domingo, das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00.

Recorde-se que, em 2017, a Câmara Municipal de Caminha assinou um protocolo de cooperação com a Autoridade Marítima Nacional para fruição pela população e pelos turistas do Forte da Lagarteira.

O Forte da Lagarteira foi mandado construir por D. Pedro II, no século XVII, na sequência das Guerras da Restauração da independência (1640-1668), para o reforço da costa portuguesa perante a ameaça espanhola, integrando-se na linha de defesa estrategicamente colocada nas margens do rio Minho e ao longo da costa atlântica.

De acordo com os registos, o Forte da Lagarteira, de arquitetura militar, “integra-se no grupo de fortes seiscentistas de planta estrelada, de pequenas dimensões e alçado simples. Cruzava fogo com o Forte de Santiago. Denota persistências de formas de caráter medieval, observável no balcão fechado, e sua conciliação com uma conceção planimétrica e militar completamente distinta e de cariz seiscentista”.

O Forte foi classificado como Imóvel de Interesse Público, pelo decreto nº 47 508, DG, 1.ª série, n.º 20 de 24 janeiro 1967.

 

 

 

 
Notícias da mesma categoria
CÂMARA APOSTA NA VALORIZAÇÃO DOS CAMINHOS DE SANTIAGO COM A PROMOÇÃO DE UMA CAMINHADA E UM CONCERTO
2018-06-06
ENTRE MARGENS – ENCONTRO DE TOCADORES PARA VISITAR ATÉ DOMINGO
2018-06-01
ENTRE MARGENS – ENCONTRO DE TOCADORES AGITA CAMINHA A PARTIR DE SEXTA-FEIRA
2018-05-30
FILMAGENS PARA A SÉRIE DE TELEVISÃO “VERÃO M” JÁ INICIARAM
2018-05-29
TAPETES DE FLORES PARA VISITAR NA QUINTA-FEIRA
2018-05-28
 
 
mais notícias »
 
Vídeo em destaque
Mais Vídeos
 
Calendário
Agenda cultural
"QUERO IR PRÁ ILHA” - Teatro
2018-06-15
FESTA DE SANTO ANTÓNIO DE CAMINHA
2018-06-15
42º ANIVERSÁRIO DO GRUPO ETNOGRÁFICO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA
2018-06-16
ARRAIAL DE SANTO ANTÓNIO EM VILA PRAIA DE ÂNCORA
2018-06-16
ARRAIAL DE SANTO ANTÓNIO EM LANHELAS
2018-06-16
Newsletters e SMS's

Newsletter

Água e Saneamento
Agua

Município na rede

facebook youtube  Twitter

Município de Caminha-2009, Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade e Segurança | Ficha Técnica
Valimar P.O.C. Valimar