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Serviço de Atendimento e Apoio Psicossocial

O Serviço de Atendimento e Apoio Psicossocial visa a prestação de apoio e acompanhamento às famílias e indivíduos com dificuldades na prevenção/resolução de problemas a nível psicossocial, bem como dar informações e encaminhamento na área dos direitos e deveres sociais.

 
Objetivos
  • Assegurar a todos os munícipes um atendimento personalizado e integrado na área psicossocial;
  • Assegurar um ambiente de confiança e profissionalismo que lhes permita identificar a partir do pedido, as situações bloqueadoras do seu bem-estar e da sua integração social;
  • Articulação institucional e encaminhamento social dessas famílias, de modo a dar respostas sociais integradas e articuladas;
  • Acompanhamento, orientação e aconselhamento psicossocial face aos problemas identificados, promovendo a participação ativa dos indivíduos no processo de resolução dos seus problemas, potencializando capacidades e rentabilizando recursos;
  • Informar sobre os apoios sociais existentes tanto na Autarquia como na comunidade;
  • Prestar outras informações complementares.
 
Metodologia de intervenção

A equipa técnica da Ação Social procura assegurar uma intervenção integrada e um atendimento/acompanhamento psicossocial capaz de assegurar respostas adequadas às necessidades das pessoas em situação de maior vulnerabilidade social.

É uma metodologia de trabalho interinstitucional que assenta na articulação dos serviços e respetivos técnicos, flexibilidade, personalização, acompanhamento e rentabilização de recursos, de modo a combater a fragmentação das respostas e o insucesso na intervenção psicossocial.

O indivíduo/família é alvo de uma avaliação pormenorizada, numa abordagem multidimensional, perspetivando assim uma ação sobre os problemas apresentados de uma forma global, considerando todas as dimensões do ser humano.

A intervenção social deve ainda assentar numa lógica de planeamento que permita a definição de objetivos claros e exequíveis, incentivando o indivíduo/família à participação ativa no seu próprio processo de mudança/resolução dos seus problemas.

 
Atendimento

Mediante marcação
Locais – Caminha, no edifício do Município de Caminha
Vila Praia de Âncora, no Gabinete de Apoio ao Munícipe, no Centro Coordenador de Transportes

 
Contactos

Serviço Ação Social do Município de Caminha
Largo Calouste Gulbenkian
4910-113 Caminha
Telefone: 258 710 300