Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Educação Ambiental e Cidadania

 

Educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.

A educação ambiental visa despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente, bem como superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante, nomeadamente no âmbito do dia Mundial do Ambiente, dia Mundial da Floresta, semana Nacional da Reflorestação, dia da Floresta Autóctone, semana Europeia da Prevenção de Resíduos, dia Mundial da Água, semana Europeia da Mobilidade e galardão Bandeira Azul.

O Município tem desenvolvido várias atividades nesta área, que se destinam quer à comunidade escolar, quer à população em geral, sempre com o objetivo da conservação da nossa biodiversidade.

Resíduos, Floresta, Biodiversidade, Alterações Climáticas, Erosão Costeira, Recursos Hídricos, Transportes e Mobilidade têm sido as áreas mais abordadas nas inúmeras atividades de sensibilização desenvolvidas.

Como recompensa do compromisso assumido pela Sustentabilidade, o município foi galardoado pela Associação Bandeira Azul da Europa, com o Prémio ECO XXI, e várias são as escolas que, anualmente, são premiadas com o Galardão Eco Escolas.