Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Hortas Urbanas

Quinta da Barrosa

A Câmara Municipal criou o projeto Hortas Urbanas - Quinta da Barrosa. Neste momento, as hortas disponibilizam 37 parcelas para a produção agrícola familiar.

Numa primeira fase a Câmara criou 20 parcelas, que foram ocupadas rapidamente. Assim, o executivo decidiu avançar com a 2ª fase do projeto, tendo em conta o sucesso da primeira entrega.

A 2ª fase consistiu na ampliação das parcelas para 37, com vista a ser complementado o rendimento das famílias caminhenses, ou seja, a serem ajudados mais munícipes neste período de dificuldades económicas.

Para além de poder contribuir para o orçamento das famílias caminhenses, este projeto tem como objetivos promover uma alimentação saudável com produtos vegetais provenientes da agricultura Tradicional e Biológica; sensibilizar e educar a população para o respeito e defesa pelo ambiente; responder às necessidades crescentes de contacto com o espaço rural e, ainda potenciar a utilização da compostagem e sensibilizar relativamente às questões dos resíduos.

Assim, o Município disponibiliza um lote de terreno inserido numa área vedada, um ponto de água destinado à rega das culturas produzidas no lote, um local comum para armazenamento dos utensílios agrícolas e um espaço comum para compostagem ou colocação de estrumes.

De acordo com o regulamento do projeto, pode candidatar-se a utilizador das "Hortas" qualquer munícipe, residente no concelho de Caminha, mediante preenchimento do formulário de candidatura, devendo-o remeter por correio para Praça Conselheiro Silva Torres, 4910-122 Caminha, fax 258 710 319, entregar no balcão de atendimento ou via e-mail para geral@cm-caminha.pt. É de salientar que a seleção para a atribuição das parcelas se faz por ordem de inscrição.