Terça-Feira, 23 Maio de 2017 RSS
 
Página inicial Mapa do Portal Contacte-nos
SIG Caminha

Galeria de Fotos

Galeria de Vídeos

biblioteca

 
 
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Caracterização do Concelho
Geografia
Caminha
O Concelho de Caminha, situado em frente à Galiza (Espanha), tem uma área de cerca de 138 km2 e é constituído por 20 freguesias, agrupadas em dois grandes vales: o Vale da Coura e Minho e o Vale do Âncora, com cerca de 17000 habitantes. O Vale do Coura e Minho integra as freguesias de Arga de Baixo, Arga de Cima, Arga de São João, Argela, Azevedo, Caminha-Matriz, Cristelo, Dem, Lanhelas, Moledo do Minho, Seixas, Venade, Vilar de Mouros e Vilarelho. O Vale do Âncora é composto pelas freguesias de Âncora, Gondar, Orbacém, Riba de Âncora, Vila Praia de Âncora e Vile.

Este notável concelho do Norte de Portugal é limitado a sul pelo concelho de Viana do Castelo, a norte pelo rio Minho, a nascente pelos concelhos de V.N. de Cerveira e Ponte de Lima e a poente pelo mar Atlântico.

Geograficamente, localiza-se num ponto estratégico, a 90 km do Porto, a 45 minutos do aeroporto Francisco Sá Carneiro, e a cerca de 80 km de Vigo, na Galiza (Espanha) e do seu aeroporto, a que se acede em 40 minutos. Para fazer ligação com Espanha, é também possível embarcar no ferry-boat 'Santa Rita de Cássia', que transporta passageiros, automóveis ligeiros e autocarros para a outra Margem do Rio Minho. Para chegar ao Concelho de Caminha são várias as vias de comunicação, de excelente qualidade, que lhe permitem um acesso rápido. Existe a A28, que através das saídas de Riba de Âncora, Vila Praia de Âncora, Vilar de Mouros, Dem ou Lanhelas, permite um acesso rápido. Vindo pela A3, auto - estrada que faz a ligação Braga -Valença, através das saídas de Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira ou Valença, o acesso também é rápido. A EN13 junto à Costa Atlântica é outra das alternativas. Outra opção é a utilização da via-férrea, através da linha do Minho, onde os comboios, de acordo com os horários estabelecidos pela CP, param nas Estações ou Apeadeiros do concelho.

Ponte Eiffel no Rio Coura

A configuração geomorfolófica é diversificada e atraente para todos os gostos, com vegetação exuberante nas margens dos rios Minho, Coura e Âncora, encostas verdejantes abrangendo várias freguesias, e a bela Serra d'Arga, com 700 metros de altitude.

Com magníficas praias, paisagens de rara beleza, serra e rios, num verdadeiro 'mosaico de paisagens', estas terras são ricas em temos ambientais, paisagísticos, recursos naturais, patrimoniais, culturais e gastronómicos, o que possibilita a todos uma qualidade de vida sem par, recheada de um conjunto alargado de atividades, adaptadas às diversas épocas do ano.

Enfim, as paisagens naturais, os rios, as praias, a serra, o património, o artesanato, a cultura, a gastronomia ... são a prova de que Caminha tem tudo para oferecer a quem a visitar.

 


Clima

O clima é temperado e agradável, com forte influência do ar marítimo, sempre benéfico para as culturas, pela humidade que acarreta, principalmente nos meses de verão. A amplitude térmica média anual ronda os 15º e as temperaturas negativas raramente se fazem sentir. A precipitação das chuvas é mais intensa nos meses de inverno, desde outubro até março, devido ao predomínio dos ventos marítimos.


Demografia

 

Englobando uma população de cerca de 17 mil habitantes, o município de Caminha tem cerca de 5800 famílias. De acordo com os dados estatísticos recolhidos, em 2001, CaminhPraia de Vila Praia de Âncoraa tem uma população ativa na ordem dos 7 mil habitantes e uma taxa de desemprego de 7%. O setor predominante é o terciário, absorvendo 59% da população ativa, seguindo-se o setor secundário, com 34 % e apenas 7% da população dedica-se ao setor primário.

No concelho de Caminha predomina a população feminina, cerca de 9.200 mulheres e perto de 7.800 homens e, nos últimos 10 anos, tem-se constatado um acréscimo da população residente. Vila Praia de Âncora, Caminha, Moledo e Seixas são as freguesias que mais populações aglomeraram, sendo que se tratam de freguesias geograficamente bem localizadas e com vias de comunicação desenvolvidas.

 



 

 
Vídeo em destaque
Mais Vídeos
 
Calendário
Agenda cultural
FESTA DO LIVRO
2017-05-24 até 2017-05-27
FEIRÃO DE TRADIÇÕES
2017-05-27
"PROJETO BORRELHO-DE-COLEIRA-INTERROMPIDA"
2017-05-27
ANTÓNIO CHAINHO
2017-05-27
III ZUMBATHON 2017
2017-05-27
Newsletters e SMS's

Newsletter

Água e Saneamento
Agua

Município na rede

facebook youtube  Twitter

Município de Caminha-2009, Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade e Segurança | Ficha Técnica
Valimar P.O.C. Valimar