Quarta-Feira, 24 Maio de 2017 RSS
 
Página inicial Mapa do Portal Contacte-nos
SIG Caminha

Galeria de Fotos

Galeria de Vídeos

biblioteca

 
 
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Torre do Relógio
Torre do Relógio
Torre do Relógio

É parte integrante das muralhas, mandada construir no século XII. A Torre do Relógio é a única torre que existe em toda a sua pureza. Voltada a sul, esta torre designava-se Porta de Viana, por constituir uma saída em direção a Viana do Castelo. Após a Restauração D. João IV mandou colocar sobre a porta uma imagem de pedra da Virgem da Conceição. De planta quadrada, é constituída por dois pisos, e é atualmente o único torreão remanescente do castelo de Caminha. Em 1673 no cimo da torre foi colocado o relógio que lhe viria a dar o nome. É Monumento Nacional desde 1951.

A Torre do Relógio abriu portas pela primeira vez a 29 de novembro de 2008, depois da intervenção levada a cabo pela Autarquia Caminhense e pelo IGESPAR. A Câmara pretendeu, com a "Requalificação e Valorização da Torre do Relógio: criação do Núcleo Museológico do Centro Histórico de caminha", colocar à disposição de todos os Caminhenses e visitantes um dos mais importantes ícones culturais do concelho. Esta operação integrou quatro ações, designadamente uma intervenção arqueológica na base da torre, a requalificação e valorização da Torre do Relógio propriamente dita, o levantamento tridimensional e vectorização das fachadas do Centro Histórico de Caminha e, por último, a criação do Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha.

O Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha colocou o edifício da Torre do Relógio, monumento nacional, ao serviço da cultura e do turismo, onde a História de Caminha e a sua evolução urbana desde as origens até aos nossos dias, assumem o papel principal.

Através das novas tecnologias de informação a Torre do Relógio é um espaço vivo de comunicação, dinâmico e apelativo, corporizado numa sala audiovisual onde podem ser visionados conteúdos sobre o Centro Histórico de Caminha.

Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha - Torre do RelógioVista desde a Torre do RelógioVista desde a Torre do Relógio

 

 

Notícias da mesma categoria
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CAMINHA ACOLHE A I FESTA DO LIVRO DE 24 A 27 DE MAIO
2017-05-23
MUSEU DE CAMINHA INAUGURA EXPOSIÇÃO “VENTURA TERRA – ARQUITETO, NOBRE FILHO DE SEIXAS”
2017-05-16
CAMINHA ESTÁ A ASSINALAR O CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES DE FÁTIMA COM UM VASTO PROGRAMA
2017-05-15
ENTRE MARGENS – ENCONTRO DE TOCADORES 2017 REGRESSA A CAMINHA DE 2 A 4 DE JUNHO
2017-05-11
VALADARES APRESENTA MIGUEL GIZZAS E ANTÓNIO CHAINHO
2017-05-10
 
 
 
Vídeo em destaque
Mais Vídeos
 
Calendário
Agenda cultural
FESTA DO LIVRO
2017-05-24 até 2017-05-27
FEIRÃO DE TRADIÇÕES
2017-05-27
"PROJETO BORRELHO-DE-COLEIRA-INTERROMPIDA"
2017-05-27
ANTÓNIO CHAINHO
2017-05-27
III ZUMBATHON 2017
2017-05-27
Newsletters e SMS's

Newsletter

Água e Saneamento
Agua

Município na rede

facebook youtube  Twitter

Município de Caminha-2009, Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade e Segurança | Ficha Técnica
Valimar P.O.C. Valimar