Intervenção na Sandia em fase adiantada

07 Fevereiro 2020

A intervenção de fundo na zona da Sandia, em Vila Praia de Âncora, está cada vez mais adiantada. As acessibilidades, arruamentos e colocação de infraestruturas hidráulicas estão concluídas. Faltam executar a passagem pedonal, pinturas rodoviárias, sinalização horizontal e vertical e colocar o mobiliário urbano. Esta obra, reclamada há muitos anos pelos ancorenses, orçada em mais de 1,2 milhões de euros, vai solucionar questões de escoamento de águas pluviais que se arrastavam há décadas. Ontem mesmo, o presidente e vereador, com o pelouro das obras públicas, do Município de Caminha estiveram no local, a fim de verificaram “in loco” o andamento dos trabalhos.

Esta obra de grande abrangência - ruas de Gontinhães, Sandia e Luís de Camões, Travessas 5 de Outubro e da Sandia - visa promover a melhoria do ambiente urbano e do espaço público, através da beneficiação do mobiliário urbano, da pavimentação de arruamentos e passeios, condução de águas, da eliminação de barreiras arquitetónicas e visuais. De facto, os trabalhos estão numa fase adiantada: as acessibilidades estão concluídas; os arruamentos pavimentados e as infraestruturas hidráulicas colocadas. Estão por realizar as pinturas rodoviárias, a colocação de sinalização horizontal e vertical e ainda a instalação de mobiliário urbano. Quanto à passagem pedonal na EN 13 junto à rotunda de acesso à A28, o Município está apenas a aguardar pareceres técnicos para dar continuidade aos trabalhos.

Recorde-se que esta intervenção na zona da Sandia, em Vila Praia de Âncora, designada “Ação de Reabilitação Urbana – Sandia – Rede Viária e Espaço Público, Acessibilidade a Pessoas com Mobilidade Reduzida” é um investimento de 1.220.113,30€, financiado pelo FEDER em 85%, sendo a restante quantia suportada pelo Município de Caminha.

A área faz parte do projeto “Ação de Reabilitação Urbana – Sandia – Rede Viária e Espaço Público, Acessibilidade a Pessoas com Mobilidade Reduzida, sendo a empreitada financiada por duas candidaturas denominadas “Rede viária e espaço publico (Sandia)” e “Acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida (Sandia)”, submetidas ao Aviso Planos de Ação de Regeneração Urbana do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020.