Travessia inferior pedonal da Travessa do Teatro em Vila Praia de Âncora abre ao público no dia 26 de abril

23 Abril 2021

Presidente da Câmara contente por honrar mais um compromisso: “Onde quer que esteja o Zorro, estará tão contente quanto eu!”

Depois de anos de luta da população de Vila Praia de Âncora, no próximo dia 26 de abril abre ao público a travessia pedonal inferior da Linha do Minho na Travessa do Teatro, em Vila Praia de Âncora, coincidindo com as primeiras passagens de comboios elétricos naquela via. A travessia era um anseio antigo das pessoas de Vila Praia de Âncora que conviviam mal com uma divisão entre a zona da praia e a parte interior da localidade.
Desde 2009, depois de a antiga REFER ter decidido encerrar a passagem pedonal que existia no local, a população demonstrou sempre a sua revolta e, por várias vezes, o muro que separava as duas partes da vila foi derrubado na calada da noite. Ao mesmo tempo a REFER levantava novos muros e a situação foi prolongando-se até março de 2015, data em que o Presidente de Câmara Municipal Miguel Alves reatou as relações com a REFER que tinham sido cortadas pela sua antecessora Júlia Paula Costa e conseguiu o compromisso do Governo de realizar aquela obra num valor superior a meio milhão de euros.
A obra acompanhou a empreitada de Modernização da Linha do Minho e hoje é uma realidade. Para Miguel Alves, “esta é uma história longa com final feliz. E é uma história com duas mensagens claras: vale a pena lutar pelo que acreditamos e o diálogo é sempre mais eficaz do que romper relações ou virar as costas às pessoas que nos podem ajudar. Poucos acreditavam em 2013 quando disse que Vila Praia de Âncora iria conseguir esta passagem inferior em segurança. Hoje, Vila Praia de Âncora conseguiu e está de parabéns! Tenho a certeza de que onde quer que esteja o Zorro, estará tão contente quanto eu!”.
A inauguração da renovada Linha do Minho terá lugar na manhã do próximo dia 26 de abril e estará marcada por uma primeira viagem de comboio entre Viana do Castelo e Valença onde marcarão presença o Primeiro-Ministro António Costa, o Ministro das Infraestruturas e Habitação Pedro Nuno Santos e os Presidentes de Câmara de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. A empreitada de modernização da Linha do Minho no troço Viana-Valença corresponde a um investimento global de 18 milhões de euros e integra a candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020 que prevê um financiamento comunitário de 85%.