Estrutura da passagem superior pedonal da Sandia já foi instalada e a obra aproxima-se do final

3m1a8424
3m1a8427
3m1a8437
3m1a8269
3m1a8275
3m1a8286
3m1a8299
3m1a8316
3m1a8319
3m1a8333
3m1a8362
3m1a8363
3m1a8370
09 Junho 2022

Obra põe fim ao isolamento pedonal de uma centena de habitações situadas a poente da EN 13

Com a chegada ao local e montagem da estrutura da futura passagem superior pedonal da Sandia, em Vila Praia de Âncora, ao princípio da madrugada de hoje, a obra que retira do isolamento cerca de uma centena de habitações localizadas a poente da Estrada Nacional 13 e estabelece um atravessamento seguro da via aproxima-se do fim. A empreitada de reabilitação urbana da Sandia e Vista Alegre, que teve já a concretização de diversos arruamentos e infraestruturas que beneficiaram grande parte da zona norte de Vila Praia de Âncora, corresponde a um investimento global superior a um milhão de euros.

O Presidente da Câmara, Miguel Alves, assistiu no local à chegada e montagem da estrutura, com mais de duas dezenas de metros. “Agora, estamos a concluir o nosso trabalho, acabando com o isolamento pedonal de uma centena de habitações situadas a poente da N13 que não tenham outra maneira de vir à vila a não ser de carro ou motorizada. Hoje, quase uma centena de famílias que, em pleno século XXI, não podia ir à praia ou às compras a pé sem atravessar a salto uma estrada nacional, já o pode fazer. Estamos a cumprir com o nosso dever” - referiu

Miguel Alves não escondeu uma certa emoção que esta concretização também acarreta, pela preparação de todo o projeto e pelas pessoas que nele intervieram: “confesso que há uma nota emotiva na concretização da segunda fase desta empreitada. Foi com o Guilherme Lagido que começámos a desenhar o projeto para reabilitação desta zona esquecida de Vila Praia de Âncora no longínquo ano de 2016. Foi com o Guilherme Lagido que arrancámos para a empreitada que transformou a Sandia no outono de 2018. Hoje, ele não está cá fisicamente, mas sei que se sentiria orgulhoso por estarmos a concluir uma obra pela qual tanto lutou e trabalhou nos últimos oito anos”.

Na verdade, conforme o Presidente da Câmara recordou, esta é mais uma grande intervenção, a que se juntam outras, que mudaram significativamente a vida da população para melhor. “Com a concretização desta passagem pedonal, estamos a testemunhar o princípio do fim de um investimento em requalificação urbana que mudou a face da zona norte de Vila Praia de Âncora. Se fizermos um exercício simples de memória, nos últimos seis anos intervimos em toda a zona da Sandia e Vista Alegre com infraestruturas enterradas, novas pavimentações, passeios mais largos, beneficiação do espaço público. Atraímos novas empresas e espaços comerciais que vieram alterar o panorama daquela entrada norte, melhoramos a rotunda da Cruz Velha e resolvemos os problemas crónicos de inundações de casas e garagens”.

Como referimos antes, a obra de execução da passagem superior pedonal junto à rotunda de acesso à A28, em Vila Praia de Âncora, correspondente à 2ª fase da empreitada de Reabilitação Urbana – Sandia – Rede Viária e Espaço Público, Acessibilidade a Pessoas com Mobilidade Reduzida é uma obra estruturante financiada em 85% pelo FEDER, ao abrigo do Programa Operacional Regional Norte 2020, sendo a restante quantia suportada pelo Município de Caminha.