Vila Praia de Âncora: Construção da Passagem Pedonal da Travessa de Teatro arranca hoje

17 Setembro 2019

Arrancam hoje as obras de construção da passagem inferior pedonal em Vila Praia de Âncora que permitirá o atravessamento da linha em segurança entre a rua 31 de janeiro e a Avenida Doutor Ramos Pereira, junto à praia. Os trabalhos iniciam-se com a vedação dos espaços, por questões de segurança e decorrerão durante o período diurno e noturno tendo em conta que a passagem de comboios não é interrompida. A obra, tecnicamente complexa, será efetuada no topo sul do apeadeiro de Âncora Praia e na zona da praia junto à Travessa do Teatro e ao Parque de estacionamento sito em frente ao Posto de Turismo e a alguns estabelecimentos comerciais. A obra tem o valor aproximado de 500 mil euros e está incluída na empreitada de Modernização da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença que foi consignada a 27 de julho de 2018 e está em curso desde essa data.

A Câmara Municipal de Caminha informa todos os munícipes e visitantes de Vila Praia de Âncora que a prossecução da obra obriga a gerir o tráfego automóvel nas imediações, desde logo através da supressão temporária de uma faixa de rodagem na Avenida Doutor Ramos Pereira numa extensão de 20 metros e a colocação de sinalização temporária. A realização dos trabalhos criará também alguns incómodos de ruído, decorrendo em período diurno e noturno. Prevê-se que a obra possa durar 8 meses.

As obras de Modernização da Linha do Minho são uma empreitada da Infraestruturas de Portugal e decorrem já há alguns meses no concelho de Caminha com a colocação de catenárias ao longo da travessia, a impermeabilização do túnel de Caminha, o rebaixamento de linha em alguns pontos delicados e uma difícil intervenção na ponte sobre o rio Coura.