Arrancou a 2ª fase da empreitada de reabilitação urbana da Sandia em Vila Praia de Âncora

3m1a1318
3m1a1324
3m1a1327
3m1a1338
3m1a1351
04 Maio 2022

Iniciaram os trabalhos preparatórios de execução da passagem superior pedonal junto à rotunda de acesso à A28

Começaram já os trabalhos preparatórios para execução da passagem superior pedonal que ficará situada a norte da rotunda de acesso da A28, em Vila Praia de Âncora, ligando o Lugar da Póvoa à superfície comercial ALDI e a toda a zona poente de vila mais populosa do concelho de Caminha. A obra está inserida na empreitada de reabilitação urbana da Sandia e Vista Alegre que teve já a concretização de diversos arruamentos e infraestruturas que beneficiaram grande parte da zona norte de Vila Praia de Âncora e corresponde a um investimento global de 991.962,05 euros + IVA.
Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “neste segundo momento de investimento na zona da Sandia, o que se pretende é acabar com o isolamento pedonal de toda a população que vive na Póvoa, na zona da antiga pedreira dos ‘Aurélios’. Às vezes é mais apetecível concentrar recursos financeiros nos centros urbanos, onde toda a gente vê e aplaude as obras mas, neste caso, do que se trata é de fazer justiça com uma parte da população que, para se deslocar a pé aos comércios, à rua 5 de Outubro ou à sua praia, têm de atravessar a pé a N13 ou deslocar-se mais de um quilometro para o poder fazer em segurança. Com a passagem pedonal que já está em construção, ligamos ainda mais Vila Praia de Âncora e damos coerência a todo o espaço urbano da zona de intervenção”.
Neste momento, decorrem trabalhos de limpeza no local em que está prevista a colocação da passagem pedonal, o que poderá implicar constrangimentos na circulação da N13. Cada uma das bermas poderá ter de ser temporariamente suprimida, de forma alternada, com estreitamento da via adjacente, mas esta é a única forma de proceder para que a empreitada pode seguir o seu curso. Ao mesmo tempo, a ponte pedonal está a ser construída em estaleiro de modo a poder ser colocada sobre a via logo que estejam reunidas as condições adequadas.
A empreitada de Reabilitação Urbana – Sandia – Rede Viária e Espaço Público, Acessibilidade a Pessoas com Mobilidade Reduzida é uma obra estruturante financiada em 85% pelo FEDER, ao abrigo do Programa Operacional Regional Norte 2020, sendo a restante quantia suportada pelo Município de Caminha. A Câmara Municipal de Caminha estima que esta 2ª fase de obra possa estar concluída até ao final do mês de julho do presente ano.