Ministro da educação visitou obras de qualificação do Pavilhão Gimnodesportivo do CCD Ancorense

visita_campo_ccd_ancorense__1_
visita_campo_ccd_ancorense__2_
visita_campo_ccd_ancorense__4_
07 Janeiro 2019

Decorreu ontem uma visita às obras de qualificação do Pavilhão Gimnodesportivo do CCD Ancorense, que contou com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha, reconheceu tratar-se de um investimento importante para o concelho: “com este investimento no complexo desportivo do Ancorense, continuamos a dinâmica de modernização do parque desportivo concelhio que iniciámos nas imediações do campo do Âncora-Praia e no Estádio Ilídio Couto em Lanhelas. Conseguimos fazer ver ao Governo, através do IPDJ, que o Ancorense deveria ser distinguido com financiamento, tendo em conta o excelente trabalho que tem vindo a desenvolver e, agora, este clube tem condições para evoluir e fazer ainda melhor o seu trabalho”. Depois da visita a comitiva assistiu ao derby do Vale do Âncora ‘Ancorense vs Âncora Praia’.

Para o presidente do CCD Ancorense, todo o trabalho que resultou no dia de ontem, designadamente os trabalhos e a presença de visitantes e público, constitui uma “lufada de ar fresco para o clube. Já tínhamos dito que o caminho se faz caminhando e este foi um passo de gigante”.
Paulino Gomes destaca a capacidade do clube em avançar com a candidatura e a “alavanca” do Município, traduzida em todo o apoio, fatores que se conjugaram e tornaram possível chegar até aqui.

O Ancorense tem agora o primeiro “indoor soccer” do distrito de Viana do Castelo. Isso vai permitir melhorar a formação, nomeadamente dos “petizes” e “traquinas”, mas também desenvolver o clube, que pretende rentabilizar o espaço, através do aluguer a privados, por forma a conseguir um bom encaixe financeiro.

Paulino Gomes refere que o clube viveu ontem “um dia memorável”, destacando que sentiu também um voto de confiança por parte de Executivo municipal e do próprio Governo, através da presença do ministro Tiago Brandão Rodrigues. O público acorreu também em massa, formando uma moldura humana excecional.

Como referimos, a visita contou com a presença de Tiago Brandão Rodrigues, ministro da educação; Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha; Paulino Gomes, presidente do CCD Ancorense; Rui Lages e Liliana Ribeiro, vereadores da Câmara Municipal de Caminha, presidente da Junta de Freguesia de Âncora e, ainda, representantes do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Durante a visita, Miguel Alves referiu: “o ministro da Educação, que tutela o Desporto, deu dois exemplos de saber estar em política. Por um lado, percebeu o trabalho que o Município de Caminha e o Ancorense têm feito e decidiu apoiar esta obra; por outro, estando habituado aos grandes palcos do desporto nacional e internacional, deu nota de uma simplicidade motivadora ao querer assistir ao derby do Vale do Âncora, a um jogo da regional pleno de significado para todos nós”.

Esta obra resulta do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID) que visa promover a modernização e reabilitação do parque desportivo dos clubes e das associações de base local, sendo um dos eixos prioritários do Governo.

O Pavilhão foi alvo de trabalhos de qualificação: foi substituída a iluminação para leds; foi requalificado o recinto para campo relvado sintético e, ainda, foram requalificados dois balneários e uma instalação sanitária.