Grua móvel instalada no Portinho de Vila Praia de Âncora para garantir segurança aos pescadores

14 Dezembro 2023

Já está no porto de Vila Praia de Âncora uma grua móvel de 500 quilogramas, instalada na ponte-cais de betão. Esta é a solução imediata que a DOCAPESCA – Portos e Lotas, SA encontrou para os pescadores terem condições de segurança.

Segundo informação prestada ao Município por aquela entidade, na zona sul do porto (área da náutica de recreio) - o cais flutuante foi retirado para seco porque se estava a partir devido ao assoreamento e será reposicionado quando houver nova dragagem.

Da mesma forma, refere a DOCAPESCA, na zona norte do porto (área da pesca profissional) - o cais flutuante que foi instalado em 2019 fica muito exposto à água que galga o molhe, desloca-se e separa-se da ponte de acesso. Mesmo estando lá instalado, encontra-se afastado da ponte de acesso, sem permitir que se faça a descarga do pescado através dele.

Entretanto, a DOCAPESCA preparou um projeto de reposicionamento desse cais e ponte de acesso, com reforço das ligações para fixação, em concurso público (valor base de 150.000 euros). Prevê-se que a intervenção esteja concluída até maio 2024.

Assim, a solução imediata para que os pescadores pudessem dispor de condições de segurança foi a instalação da grua móvel na ponte-cais de betão, como referimos.

A Câmara Municipal, sempre em diálogo com a DOCAPESCA e com os pescadores, está a acompanhar os procedimentos.