Antiga Escola Primária de Vilarinho é a partir de amanhã a Casa do Etnográfico de Vila Praia de Âncora

09 Junho 2020

Investimento da Câmara supera os 160 mil euros e a inauguração vai ser transmitida em streaming na página de Facebook do Município às 11h00

A antiga Escola Primária de Vilarinho torna-se, a partir de amanhã, quarta-feira, a casa do Etnográfico de Vila Praia de Âncora. O investimento da Câmara na remodelação e ampliação do edifício cumpre um sonho antigo da associação cultural e concretiza a promessa feita pelo presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, por ocasião do 40º aniversário do grupo.

A cerimónia está marcada para as 11h00, mas, devido às contingências da Covid-19, não poderá ser vivida e partilhada como gostaríamos. Para ultrapassar esta limitação, e proporcionar a todos quantos o desejem participar na medida do possível na ocasião, a Câmara fará a transmissão em direto, em streaming, na página de Facebook do Município. Esta é também uma forma de incluir do evento as comunidades emigrantes, com fortes raízes na Vila e que muito prezam as suas associações e, no caso, Etnográfico de Vila Praia de Âncora.

A realização de obras profundas na Antiga Escola Primária de Vilarinho, valor global final de € 162.644,00+IVA, permitiu criar as melhores condições para a sua conversão na Casa do Etnográfico de Vila Praia de Âncora. A reabilitação conseguiu recuperar o edificado à sua traça original e dotar o edifício das condições básicas para servir de apoio, com conforto e dignidade, às atividades desenvolvidas pelo grupo.

A recuperação desta velha escola, uma peça do património do concelho, visou ainda vocacionar o edifício à dinamização e suporte das ações culturais, por forma a garantir que as comunidades locais passem igualmente a dispor deste património recuperado e valorizado.

Procedeu-se à recuperação integral da edificação, com o seu desenho original e ao restauro das fachadas à traça primitiva, sendo que, para um novo volume foi adotada uma solução “silenciosa“ (na gíria técnica), associando-o à fachada posterior pré-existente.

A organização funcional do edifício parte da entrada principal; no volume pré-existente desenvolve-se o espaço de ensaios, ligado a uma pequena copa e espaço de convívio, e na área ampliada fica a sala de direção, instalações sanitárias com balneários e espaços diferenciados para arrumos.

Com a entrega do edifício ao Etnográfico de Vila Praia de Âncora concretiza-se a “surpresa” da Câmara Municipal, anunciada por Miguel Alves, na gala de encerramento das comemorações dos 40 anos, altura em que foi divulgada a primeira imagem da futura “sede”.

Acompanhe em direto