Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Festa em honra de São Tiago

Cartaz festa sao tiago cristelo 1 1024 2500
28 a 29 Jul
Adicionar a calendário 2018-07-28 15:08:00 2018-07-29 15:08:00 Europe/Lisbon Festa em honra de São Tiago Igreja Paroquial de Cristelo Comissão de Festas em honra de São Tiago

O padroeiro da freguesia de Cristelo é o apóstolo São Tiago (o Maior) um pescador convidado por Jesus para se tornar, também ele, pescador de homens. Tiago, com seu irmão, João Evangelista, abandonaram as redes e seguiram Jesus, tornaram-se Seus discípulos e, depois, apóstolos com os demais amigos e companheiros de caminhada com o Senhor. Com carácter impulsivo era tratado pelo Mestre como filho do trovão (Boanerges).
Consta, através de escritos apócrifos, que São Tiago tenha viajado para Espanha com o objectivo de propagar a fé em Jesus Cristo, nomeadamente na vizinha Galiza. O amor a Jesus Cristo e o fervor com que falava da Palavra, associados ao seu carácter arrebatado, mereceram-lhe o martírio. Por volta dos anos 37-44 Herodes Agripa mandou trespassar o seu corpo com uma lança, tendo sido o primeiro discípulo a dar a vida por Jesus Cristo.
Espanha adoptou-o como patrono, onde, desde o século IX, é venerado o seu túmulo em Santiago de Compostela, cujo nome se lhe ficou a dever. A festa é-lhe dedicada a 25 de Julho.
Em Cristelo, quando a data festiva é num dia de semana, transita para o domingo mais próximo. Nesse fim-de-semana, o profano, próprio das romarias do Alto Minho, mistura-se com o sagrado da celebração da Eucaristia e da procissão, de aparência simples mas carregada de sentido religioso.

Local:
Igreja Paroquial de Cristelo
Entidade:
Comissão de Festas em honra de São Tiago