Caminhada pela Rota do Litoral Norte dá a conhecer o património natural e a biodiversidade do concelho

07 Novembro 2013

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) está a promover uma caminhada pela Rota do Litoral Norte, no concelho de Caminha, no próximo sábado, dia 9. Ao longo da tarde, os participantes vão passar por locais importantes no que toca à conservação da natureza e da biodiversidade, entre a foz do rio Minho e a foz do rio Âncora.

\r\n

A iniciativa tem início na Torre do Relógio, em Caminha, às 15 horas, com uma visita guiada ao edifício. Os inscritos que optarem por não participar na visita guiada podem juntar-se ao grupo, pelas 16 horas, na foz do rio Minho. Aqui começa a Rota do Litoral Norte até à foz do rio Âncora.

\r\n

Durante o percurso, os caminhantes vão passar por locais importantes em termos de conservação da natureza e da biodiversidade, já que a Rota do Litoral Norte estende-se desde a Mata Nacional do Camarido até Vila Praia de Âncora, sempre com o mar como pano de fundo.

\r\n

A rota tem ainda ligação à Ecovia do Atlântico. O percurso tem um grau de dificuldade reduzido e pode ser realizado durante todo o ano. Os amantes da avifauna terão oportunidade de avistar algumas espécies, como é o caso dos “Ostraceiros” (Haematopus ostralegus), comuns na costa portuguesa nesta altura, período em que se inicia a época de migração.

\r\n

No final do percurso vai decorrer uma prova gastronómica com sabores do mar, no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora.

\r\n

Salienta-se que esta iniciativa se desenvolve no âmbito do projeto PROAMARE - Proteção Ativa do Património do Mar, financiado pelo POCTEP (Programa Cooperação Transfronteiriça Espanha/Portugal 2007-2013) e que tem como objetivo potenciar o turismo marítimo na região Galiza-Norte de Portugal, através de uma estratégia económica-turística. O Município de Caminha é parceiro do projeto PROAMARE a par da Deputação Provincial de Pontevedra, do Centro de Tecnologia do Mar-Fundação (CETMAR), da Fundação Gil Eannes e da CIM Alto Minho.