Protocolo alargado garante um novo impulso ao andebol do concelho

08 Junho 2018

O Município de Caminha, a Federação de Andebol de Portugal, a Associação de Andebol de Braga, o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais e o Clube Andebol de Caminha apostam fortemente no Andebol e vão trabalhar conjuntamente para que a modalidade sofra um novo impulso no concelho e recupere a importância que já teve. O compromisso entre as diversas entidades foi formalizado hoje, através da assinatura de um protocolo, em cerimónia que teve lugar nos Paços do Concelho e que reuniu os responsáveis dos vários organismos.

O protocolo tem como principal objetivo a realização de um “Plano de Desenvolvimento do Andebol no Concelho de Caminha” e todos os signatários se comprometeram a trabalhar, designadamente, nas áreas da qualificação dos técnicos, formação em geral, divulgação e, entre outros, na realização de uma grande festa anual do Andebol. O presente protocolo será ainda complementado pelo Programa de atividades de enriquecimento curricular.

Como referiu, no início da cerimónia, o responsável pelo Clube Andebol de Caminha (CAC), o Andebol tem uma história de sucesso no concelho, desenvolvida ao longo de três décadas. José Esteves recordou o contributo decisivo do caminhense Fernando Lima, o grande entusiasta do Andebol, que contagiou muitos com o seu entusiasmo, esteve na origem da criação do clube, mas também na concretização de um grande projeto, que foi a construção do Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha, que seria a “casa do Andebol”, anteriormente acolhido na então escola, hoje Agrupamento de Escolas Sidónio Pais.

Maria Esteves, a diretora do Agrupamento, sublinhou também a importância do Andebol, e do desporto em geral, naquele que é o objetivo maior da escola, o ser humano. O desporto, frisou, é essencial ao crescimento e desenvolvimento saudável, em todos os escalões etários. Falou ainda da emoção que encerra este protocolo, pela ligação da escola ao CAC, e enalteceu igualmente a figura de Fernando Lima, “um parceiro valioso da escola e do Agrupamento”, agradecendo ainda ao Município todo o trabalho em prol do desporto e do desporto escolar em particular, expresso noutros protocolos e apoio diverso.

Em nome da Federação de Andebol de Portugal, o seu vice-presidente reforçou as palavras da professora Maria Esteves, no que se refere ao papel do desporto enquanto fator decisivo para o crescimento harmonioso e saudável dos jovens, agradeceu à Câmara e prometeu empenhamento.

Coube ao presidente da Câmara encerrar as intervenções, partilhando desde logo o elogio a Fernando Lima, pelo impulso que deu ao Andebol. Agradeceu ainda à Federação por perceber a diversidade geográfica e valorizar o que acontece a nível local.

Este protocolo, lembrou Miguel Alves, é importante e constitui mais um passo do enorme investimento que o Município tem vindo a fazer no desporto, designadamente nos últimos três anos. É um investimento que não enche páginas, não alimenta discussões, mas que é real e decisivo. Destacou, no âmbito escolar, a cooperação com o Agrupamento de Escolas, que permitiu, por exemplo, levar o Remo, o Satnd Up Paddle, a Canoagem e o Surf às escolas, mas também o impulso dado à Natação.

A aposta municipal no desporto está também patente nos numerosos eventos que são promovidos em Caminha, pela Câmara ou conjuntamente, recordando que, no próximo fim de semana, terão lugar, a IV Meia Maratona Sunset e II Gala Gímnica. A Câmara disponibiliza ainda espaços, funcionários, transportes, e diversos outros apoios aos clubes e associações do concelho, tornando o desporto, cada vez mais, um fator de desenvolvimento e inclusão.