Alunos de Caminha aprendem remo nas aulas

Alunos no SCC 1
15 Novembro 2013
A modalidade de remo já faz parte do Plano de Atividades de cerca de 250 alunos do concelho de Caminha. Esta nova realidade é possível graças ao protocolo assinado entre o Sporting Club Caminhense e o Agrupamento de Escolas do Coura e Minho.

A modalidade de remo já faz parte do Plano de Atividades de cerca de 250 alunos do concelho de Caminha. Esta nova realidade é possível graças ao protocolo assinado entre o Sporting Club Caminhense e o Agrupamento de Escolas do Coura e Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

\r\n

"É a segunda aula que estamos a ter e já me fui inscrever. Estou a gostar muito, só é pena os calos nas mãos", revela uma aluna depois de um exercício no ergómetro. "É muito fixe e o que gosto mais é o tanque", "mas é cansativo", confidenciam, entre risos, dois alunos do sétimo ano.

\r\n

O protocolo abrange, este ano letivo, todas as turmas do 3º ciclo, ou seja, do 7º, 8º e 9º anos. As aulas da modalidade de remo representam um volume de 50 horas para cada turma e servem aproximar a comunidade escolar do Sporting Club Caminhense. "Temos um grande clube na terra que devemos valorizar", alude a presidente do Agrupamento de Escolas do Coura e Minho. "Ficamos contentes que agora seja possível articular a atividade física dos alunos com o clube de remo da terra, que possui tantos prémios e alcançou tantas glórias", acrescenta Maria Esteves.

\r\n

Os alunos podem treinar nos ergómetros e no tanque nas instalações do Sporting Club Caminhense, acompanhados pelo respetivo professor de Educação Física e com o acompanhamento de monitores disponibilizados pelo clube. As saídas para o rio, por questões de segurança, não vão acontecer, sendo uma realidade que fica restringida a todos os que tomem gosto pela modalidade e que decidam inscrever-se no Sporting Club Caminhense.

\r\n

Para já, esta articulação desenvolve-se com os cerca de 250 alunos do 3º ciclo da Escola Básica e Secundária Sidónio Pais porque "este é um projeto piloto. Mas de futuro poderá ser ampliada às restantes escolas do concelho", esclarece o presidente do Sporting Club Caminhense. Eduardo Gonçalves referiu ainda que este protocolo vai ser importante para o clube porque vai permitir a captação de novos talentos. "Queremos que seja uma relação de reciprocidade, em que o clube e comunidade escolar se aproximam, para que os alunos possam ter contacto com mais uma modalidade e possam usufruir das nossas instalações e, também, para que nós possamos ampliar o leque de atletas", esclareceu ainda Eduardo Gonçalves. O Presidente do clube agradeceu também a colaboração da Câmara Municipal de Caminha que contribui com o transporte dos alunos (clube/escola) e deixou palavras de apreço à direção do Agrupamento de Escolas Coura e Minho pelo empenho demonstrado na colocação da modalidade de remo no Plano da Atividades e na execução do protocolo.