Serra d'Arga é palco do II Encontro de Escaladores de 31 de agosto a 2 de setembro

30 Agosto 2018

A partir de amanhã, o Encontro de Escaladores da Serra D'Arga está de volta ao concelho. Até domingo, a Serra d’Arga vai reunir praticantes de escalada e amantes de desporto de natureza, num dos locais de referência da modalidade, cujo objetivo é tornar esta área de Portugal numa das zonas escola de escalada de referência a nível nacional.
Esta atividade é promovida pelo Clube de Escalada de Braga em pareceria com a Câmara Municipal de Caminha.
Para o Município, este encontro enquadra-se na sua estratégia de promoção da Serra d’Arga, já que a valorização do território da Serra d’Arga como espaço privilegiado de educação para a sustentabilidade e para o usufruto da natureza de forma integrada é um dos seus objetivos estratégicos. De facto, esta iniciativa assume um papel importante na valorização dos recursos endógenos e diferenciadores do território, como é o caso da Parede de Escalada de Penice, situada em Arga de Baixo, estrutura natural com caraterísticas e potencialidades de destaque para a prática da modalidade de escalada, nomeadamente para a escalada desportiva e bloco. A escalada é considerada um desporto seguro e responsável, que reúne várias gerações e potencia a prática familiar.
Assim, até domingo são muitas as atividades programadas dirigidas para os praticantes de escalada e para os amantes de desporto de natureza. De acordo com o Clube de Escalada de Braga, este ano existem cerca de 20 novas vias num total de mais de 60 vias que variam entre os graus IV e 7b de escalada desportiva. Além das vias de desportiva, existem outros setores excelentes para os fãs da pratica de bloco, com um muito potencial e com milhares de linhas para serem abertas.