Escolas do concelho distinguidas com o Galardão Eco-Escolas

Hastear Bandeira Verde - JI de Venade
Hastear Bandeira Verde - Escola EB1 e JI Seixas
19 Novembro 2013
Quinze estabelecimentos de ensino do concelho de Caminha foram distinguidos com o Galardão Eco-Escolas. Como forma de reconhecer o empenho ao nível da educação ambiental e desenvolvimento sustentável de cada escola, é-lhe atribuída Bandeira Verde.

Quinze estabelecimentos de ensino do concelho de Caminha foram distinguidos com o Galardão Eco-Escolas. Como forma de reconhecer o empenho ao nível da educação ambiental e desenvolvimento sustentável de cada escola, é-lhe atribuída uma Bandeira Verde. As cerimónias do hastear da bandeira têm vindo a realizar-se ao longo do todo o mês de novembro, altura em que se assinala também, mais precisamente no dia 7, o Dia Internacional das Eco-Escolas.

\r\n

O Eco-Escolas é um programa internacional, que em Portugal está a ser coordenado e implementado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Destina-se a promover as boas práticas ao nível da educação ambiental, sustentabilidade e cidadania, assim como a reconhecer as ações e o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. O programa visa ainda estimular o hábito de participação e a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.

\r\n

No concelho de Caminha, no ano letivo 2012-2013 foram galardoadas como Eco-Escolas os Centros Escolares de Dem e Vilar de Mouros; o Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia; a Cooperativa de Ensino Ancorensis; a Creche e Jardim de Infância Casa do Povo de Lanhelas; a Escola EB 2,3/S de Caminha; as Escolas EB1 de Cruzeiro (Moledo), Loução (Venade), Perafita (Lanhelas) e Vilarelho; a EB1/JI de Caminha; os Jardins de Infância de Cruzeiro (Seixas), Moledo e Socorro (Venade) e o JI/EB1 de Seixas.

\r\n

Do Galardão fazem parte a Bandeira Verde e o certificado Eco-Escola, que simbolizam o reconhecimento da existência de um empenhado trabalho na área da educação ambiental e da educação para a sustentabilidade, seguindo a metodologia dos 7 passos do programa: Conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de ação, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código. As escolas inscritas têm de concretizar pelo menos 2/3 do seu plano de ação e realizar atividades no âmbito dos temas-base, que são água, resíduos e energia, e de pelo menos mais um tema do ano, como por exemplo, biodiversidade, floresta ou mar.

\r\n

Durante todo o mês de novembro têm decorrido, nos vários estabelecimentos de ensino, as cerimónias do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas, que têm contado com a presença do presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, e da vereadora com o pelouro da Educação, Ana São João.

\r\n

O Município de Caminha é parceiro no desenvolvimento do programa nas escolas do concelho. Desta forma, colabora com as escolas, contribuindo para a implementação do programa dentro das suas possibilidades, recursos disponíveis e necessidades dos estabelecimentos de ensino, e com a ABAE de forma a viabilizar a inscrição e monitorização da qualidade de implementação do Eco-Escolas.