Festa da Marioneta Luso-Galaica anima Caminha nos dias 1 e 2 de dezembro

Marioneta 1 1024 2500
22 Novembro 2018

Caminha volta a ser a capital da marioneta nos dias 1 e 2 de dezembro, com a promoção de mais uma Festa da Marioneta Luso-Galaica - MALUGA. “Oficinas divertidas” - construção de marionetas de fios e sombras; ‘circo de bananas’, uma peça sobre um nabo gigante, um espetáculo sem texto e um clown 'perdido numa viagem animada' e ‘TOLITATES’, dão o mote a esta IV edição da MALUGA. Esta edição apresenta como novidade o ‘MALUGABUS’ - transporte gratuito entre Viana do Castelo e Caminha.

Este evento promovido pela Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho em parceria com a Câmara Municipal de Caminha, reúne companhias de marionetas de Portugal e da Galiza (Espanha), entre espetáculos, em sala e na rua, e ‘workshops’ temáticos para os mais pequenos. Esta IV edição conta com algumas novidades: o ‘MALUGABUS’, transporte gratuito entre Viana do Castelo e Caminha, pelas freguesias, para facilitar o acesso do público aos dois dias de espetáculos, através de um mini-bus e, ainda um passatempo onde cada participante poderá ganhar uma viagem para 4 pessoas de TUGATUK.

Com uma programação divertida, esta IV edição da MALUGA volta a contar com as “oficinas divertidas”, ‘workshops’ de construção de marionetas de fios destinados a crianças com mais de quatro anos, a cargo da companhia galega Trécola e a cargo da Krisálida, na construção de um teatro de sombras e respetivas silhuetas; teatro de rua e vários espetáculos no Valadares Teatro Municipal.

As manhãs do evento serão preenchidas com as “oficinas divertidas”, que terão lugar a partir das 10H00, no edifício Paços do Concelho. No dia 1, terá lugar ‘O Fantástico Mundo das Sobras’ – construção de marionetas de sombras - a cargo do Krisálida e, no dia 2, ’Fios & Papel’ - construção de marionetas de fios – a cargo do Teatro de Marionetas Trécola. Estas oficinas dirigem-se a crianças com idades superiores a 4 anos. As inscrições terminam a 30 de novembro e deverão ser efetuadas através do email krisalida.acam@gmail.com ou do telemóvel 00351 960 115 415.

A tarde do dia 1 de dezembro é muito preenchida. Entre as 14H00 e as 17H00, na Praça Conselheiro Silva Torres, decorrerá o “Circo Máximo”, o “único circo de bananas do planeta”. Trata-se de uma animação de rua a cargo da Companhia Marimbondo, da Lousã, na qual todos os atores são, precisamente, bananas. Pelas 17H30, terá lugar o espetáculo “O Nabo Gigante”, pela companhia Partículas Elementares, de Ovar. Trata-se de um texto original de Alexis Tolstoi e tudo se passa num pequeno e bonito quintal tendo como protagonista um casal de velhinhos e, claro, um nabo gigante. Este espetáculo decorre no Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
À semelhança da tarde de sábado, também a de domingo será repleta de animação. Pelas 15H00, decorrerá no Terreiro, o espetáculo de rua ‘HEAVEN’ de Daniel Gonçalves, um espetáculo onde um clown anda a deambular pela vida, carregando malas, carregando memórias, carregando situações muito divertidas!

A MALUGA encerra com a peça TOLITATES, apresentado pelo Teatro Marionetas Trécola, de Lugo (Galiza), no Valadares Teatro Municipal de Caminha. Trata-se de um espetáculo sem texto, que apresenta uma nova técnica de manipulação, misturando o teatro de objetos, marionetas de fios, bunraku e fantoches. As marionetas e os objetos transformam-se assim nos protagonistas da história, substituindo ao longo de 50 minutos as palavras pelas ação e música num lugar mágico, cheio de segredos e em que a figura do marionetista está oculta.