Câmara obteve Galardão Bandeira Verde ECOXXI

28 Novembro 2018

A Câmara Municipal de Caminha foi galardoada com a Bandeira Verde ECOXXI, galardão máximo, no âmbito do programa Município ECOXXI 2018. Este galardão reconhece o trabalho realizado pelo município em prol do desenvolvimento sustentável, durante o ano 2017. O Município obteve um índice de 62,2%.

A cerimónia de entrega do Galardão ECOXXI 2018 terá lugar amanhã, em Estarreja.

O Galardão ECOXXI visa reconhecer e divulgar boas práticas como forma de concretizar uma ação pedagógica “pela positiva”, neste caso concreto junto dos Municípios, considerados como agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável. É de salientar que a “Bandeira Verde ECOXXI” só é atribuída quando a avaliação global atinge ou ultrapassa os 50%. O Município de Caminha obteve um Índice ECOXXI 2018 de 62,2%.

O Programa realiza a identificação e atualização de objetivos-alvo concretizados através de múltiplas metas subjacentes aos critérios dos diversos indicadores. De facto, a avaliação das ações, práticas e politicas realizadas em diversos domínios da sustentabilidade, baseia-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e que se agregam em júris especializados.

Este programa avalia o desempenho, mas também o caminho a percorrer no trabalho de construção da sustentabilidade. As metas estabelecidas são revistas anualmente e baseiam-se, de uma forma geral, na legislação nacional e comunitária, ou na existência de convenções e protocolos internacionais, objeto de ratificação pelo Estado Português. Nesta perspetiva, o ECOXXI apresenta-se como uma ferramenta útil à gestão municipal, ao contribuir para a monitorização e aferição de ações e políticas em diversas áreas da sustentabilidade.