O Concelho de Caminha aposta numa Agenda Natal diversificada

Ano novo 1 1024 2500
30 Novembro 2018

A partir de amanhã, o concelho de Caminha prepara-se para viver uma Época Natalícia mágica. Com uma Agenda Natal diversificada, são muitas as possibilidades que o município tem para oferecer até ao início de 2019: I São Silvestre Caminhense, Presépio ao Vivo, Concertos de Natal e Ano Novo, cinema, Passeio de Pai Natal em Bicicleta, corrida e caminhada, Mercado de Natal, Rota da Rabanada, espetáculo de fim de ano. Para o município os objetivos são fazer do concelho a primeira escolha como destino de férias e potenciar a economia local.

A Agenda Natal 2018 aposta numa programação forte e variada, com alguns destaques, como é o caso da corrida e caminhada I São Silvestre Caminhense. Já amanhã, sábado, 1 de dezembro, ao final da tarde, as ruas de Caminha e de Vila Praia de Âncora vão ser iluminadas para bem receberem os caminhenses e visitantes, convidando-os a passear pelas artérias numa época que se quer mágica. Em Caminha, a inauguração da iluminação de Natal decorrerá pelas 18H30, e, em Vila Praia de Âncora, pelas 19H00.

Também amanhã, arranca mais uma edição da Rota da Rabanada. Este ano, com novos aderentes e mais especialidades, com destaque para a rabanada infantil. A partir deste sábado e até ao final do ano, no concelho de Caminha, desde Vila Praia de Âncora a Seixas, passando por Âncora, Moledo, Gondar, Vilar de Mouros e Caminha, há mais de 50 rabanadas diferentes para degustar nos cafés, pastelarias, mercearias, hotéis e restaurantes aderentes do concelho, isto é, cada um dos estabelecimentos aderentes terá à venda diariamente a sua ou as suas especialidades. Os preços variam até um máximo de 5 euros, mas há estabelecimentos que oferecem o doce gratuitamente.

Para promover a iniciativa, o Município de Caminha elaborou o chamado “Passaporte Rota da Rabanada” com os diversos estabelecimentos aderentes, e a cada 10 carimbos diferentes, ele dará direito a uma oferta do Município de Caminha, a levantar nos Postos de Turismo do concelho. À semelhança do ano passado, o portador do “Passaporte da Rabanada”, quando for levantar o seu presente, poderá votar na sua favorita. Os resultados serão dados a conhecer no início de 2019.

Amanhã e domingo, dias 1 e 2 de dezembro, Caminha volta a ser a capital da marioneta, com a promoção de mais uma Festa da Marioneta Luso-Galaica - MALUGA. “Oficinas divertidas” - construção de marionetas de fios e sombras; ‘circo de bananas’, uma peça sobre um nabo gigante, um espetáculo sem texto e um clown 'perdido numa viagem animada' e ‘TOLITATES’, dão o mote a esta IV edição da MALUGA. Esta edição apresenta como novidade o ‘MALUGABUS’ - transporte gratuito entre Viana do Castelo e Caminha.

No dia 8 de dezembro, decorrerá uma das novidades no concelho: Caminha vai ser palco da I São Silvestre. Trata-se de uma organização da Associação Triatlo de Caminha em parceria com o Município de Caminha.

Com concentração marcada junto à Torre do Relógio, pelas 19H00, a corrida São Silvestre terá uma duração máxima de 1H45. A I São Silvestre de Caminha é composta por uma corrida e uma caminhada. A corrida, com um percurso de 10 km, dirige-se para atletas federados e não federados. A caminhada, com um percurso de 5 km, destina-se a todas as faixas etárias e não tem fins competitivos.

A música será constante na Agenda Natal. A Tuna da Academia Sénior de Caminha abre os concertos de Natal no concelho, no dia 15 de dezembro. O Orfeão de Vila Praia de Âncora vai animar algumas das noites de dezembro, com a promoção dos Concertos de Natal em Seixas, Riba de Âncora e Vila Praia de Âncora, nos dias 16, 22 e 23. No dia 21 de dezembro, o Valadares, Teatro Municipal acolhe o concerto ‘Festada Portuguesa’, com orquestra popular de sopros de Outeiro. Também a Academia de Música Fernandes Fão vai brindar os caminhenses com o Concerto de Natal, no dia 22 de dezembro, pelas 17H00.

Caminha e Vila Praia de Âncora vão acolher o Mercado Tradicional de Natal, nos dias 19 e 20 de dezembro.

Entretanto, no dia 22 de dezembro, vai decorrer o Passeio de Pai Natal em Bicicleta. É uma organização da Associação de Triatlo de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

‘THE GRINCH’ é o filme que vai marcar a quadra natalícia no concelho. Este filme de animação está em exibição nos dias 22 e 23 de dezembro, no Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora.

O Presépio ao Vivo de Lanhelas volta a marcar a Agenda Natal 2018. É uma organização da Junta de Freguesia que, todos os anos, leva até às ruas principais da freguesia centenas de pessoas. Este ano decorre no dia 22 de dezembro, pelas 21H30.

A noite de 31 de dezembro é a noite mais aguardada do ano. Em Caminha, 2018 vai chegar com Paulo Baixinho.

Tal como acontece nas grandes capitais europeias, em Caminha também se começa o ano com um grande concerto de música clássica. A Igreja Matriz de Caminha, um dos ícones arquitetónicos do concelho, vai acolher um concerto, protagonizado pela Sociedade Musical Banda Lanhelense.