O Concelho de Caminha aposta numa Agenda Natal diversificada

30 Novembro 2018

O concelho de Caminha está a viver uma Época Natalícia mágica. Com uma Agenda Natal diversificada, são muitas as possibilidades que o município tem para oferecer até ao início de 2019: Presépio ao Vivo, Concertos de Natal e Ano Novo, cinema, Passeio de Pai Natal em Bicicleta, corrida e caminhada, Mercado de Natal, Rota da Rabanada, espetáculo de fim de ano. Para o município os objetivos são fazer do concelho a primeira escolha como destino de férias e potenciar a economia local.

A Agenda Natal 2018 aposta numa programação forte e variada, com alguns destaques. Está a decorrer a Rota da Rabanada. Este ano, com novos aderentes e mais especialidades, com destaque para a rabanada infantil. Até ao final do ano, no concelho de Caminha, desde Vila Praia de Âncora a Seixas, passando por Âncora, Moledo, Gondar, Vilar de Mouros e Caminha, há mais de 50 rabanadas diferentes para degustar nos cafés, pastelarias, mercearias, hotéis e restaurantes aderentes do concelho, isto é, cada um dos estabelecimentos aderentes terá à venda diariamente a sua ou as suas especialidades. Os preços variam até um máximo de 5 euros, mas há estabelecimentos que oferecem o doce gratuitamente.
Para promover a iniciativa, o Município de Caminha elaborou o chamado “Passaporte Rota da Rabanada” com os diversos estabelecimentos aderentes, e a cada 10 carimbos diferentes, ele dará direito a uma oferta do Município de Caminha, a levantar nos Postos de Turismo do concelho. À semelhança do ano passado, o portador do “Passaporte da Rabanada”, quando for levantar o seu presente, poderá votar na sua favorita. Os resultados serão dados a conhecer no início de 2019.

A música será constante na Agenda Natal. A Tuna da Academia Sénior de Caminha abre os concertos de Natal no concelho, no dia 15 de dezembro. O Orfeão de Vila Praia de Âncora vai animar algumas das noites de dezembro, com a promoção dos Concertos de Natal em Seixas, Riba de Âncora e Vila Praia de Âncora, nos dias 16, 22 e 23. No dia 21 de dezembro, o Valadares, Teatro Municipal acolhe o concerto ‘Festada Portuguesa’, com orquestra popular de sopros de Outeiro. Também a Academia de Música Fernandes Fão vai brindar os caminhenses com o Concerto de Natal, no dia 22 de dezembro, pelas 17H00.

Caminha e Vila Praia de Âncora vão acolher o Mercado Tradicional de Natal, no dia 22 de dezembro.

Entretanto, no dia 22 de dezembro, vai decorrer o Passeio de Pai Natal em Bicicleta. É uma organização da Associação de Triatlo de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

‘THE GRINCH’ é o filme que vai marcar a quadra natalícia no concelho. Este filme de animação está em exibição nos dias 22 e 23 de dezembro, no Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora.

O Presépio ao Vivo de Lanhelas volta a marcar a Agenda Natal 2018. É uma organização da Junta de Freguesia que, todos os anos, leva até às ruas principais da freguesia centenas de pessoas. Este ano decorre no dia 22 de dezembro, pelas 21H30.

A noite de 31 de dezembro é a noite mais aguardada do ano. Em Caminha, 2018 vai chegar com Paulo Baixinho.

Tal como acontece nas grandes capitais europeias, em Caminha também se começa o ano com um grande concerto de música clássica. A Igreja Matriz de Caminha, um dos ícones arquitetónicos do concelho, vai acolher um concerto, protagonizado pela Sociedade Musical Banda Lanhelense.