Vila Praia de Âncora ganha nova Escola Básica

18 Fevereiro 2019

É mais uma boa notícia para a Educação no concelho de Caminha: no âmbito da reprogramação do Programa Operacional Regional do Norte, o Município de Caminha garantiu junto do Ministério da Educação o financiamento de 1.5 milhões de euros que permitirá avançar com uma nova Escola Básica para acolher os alunos do 1º ciclo e a sede da Academia de Música Fernandes Fão. Estes dois equipamentos, absolutamente necessários na freguesia mais populosa do concelho de Caminha, são um compromisso eleitoral de Miguel Alves que começam agora a ser concretizados. Para o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “este financiamento constitui uma dupla vitória de Vila Praia de Âncora. Por um lado, permitirá avançar com uma nova escola Básica que vai receber os alunos do 1º ao 4º anos em condições de excelência, por outro lado permitirá fazer a tão sonhada sede da Academia de Música Fernandes Fão. No Alto e Baixo Minho não há, nesta fase, um investimento tão avultado e queremos corresponder à confiança do Ministério da Educação com uma obra que orgulhe e sirva as pessoas do Vale do Âncora e do concelho de Caminha. Fizemos esta promessa há ano e meio e já estamos a começar a cumpri-la”.

A Câmara Municipal de Caminha pretende fazer o novo equipamento ao lado da atual EBS do Vale do Âncora e do Jardim de Infância, completando o Centro Escolar existente e potenciando o espaço que será libertado. O edifício a construir terá duas funções, servindo para o ensino do 1º ciclo, mas também como sede e centro de aprendizagem da Academia de Música Fernandes Fão. Miguel Alves diz que o trabalho de elaboração de projeto já começou – “temos vindo a reunir com a direção do Agrupamento e da Academia, o projeto está a ser elaborado internamente por um arquiteto da Câmara e, agora, temos a garantia do financiamento de 1.5 milhões que se juntará à comparticipação municipal para alavancar um investimento global de 1.764.705,88 euros”.

Depois da notícia da existência de 3 empresas concorrentes para a construção da Escola Secundária de Caminha, a confirmação do financiamento da nova Escola Básica e da sede da Academia de Música em Vila Praia garante, em apenas uma semana, um investimento global em Educação.