Ultimam-se os preparativos para o melhor Carnaval do Norte

19 Fevereiro 2019

Em Caminha, ultimam-se os preparativos para que o Carnaval continue a ser uma referência. Desfile de Carnaval Noturno "A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha", Baile do Assalto e Desfile de Carnaval das Escolas e JIS vão dar o mote aos festejos de 2019. Com uma notoriedade cada vez maior, espera-se que o desfile noturno volte a ser uma aposta ganha e traga a Caminha milhares de participantes e visitantes, consolidando o que já começa a ser uma “marca”, com Caminha a ser considerado como o maior Carnaval do Norte.

De 1 a 4 de março, Caminha vai viver mais um Carnaval em grande estilo. As expetativas são muitas. De facto, de ano para ano, são cada vez mais os visitantes, portugueses e galegos, que acompanham os festejos. O objetivo é fazer com que Caminha integre os roteiros turísticos dos melhores Carnavais do país.

No concelho, o Carnaval arranca no dia 1, com os corsos carnavalescos das escolas nas ruas de Vila Praia de Âncora e de Caminha. Da parte da manhã, o corso sai às ruas de Vila Praia de Âncora, com a participação das Escolas e Jardins de Infância, Associações e Instituições do Vale do Âncora. Da parte da tarde, em Caminha, saem à rua os “foliões” das Escolas e Jardins de Infância do Vale Coura, bem como das Associações e Instituições para brincarem ao Carnaval pelas ruas da Vila. Esta atividade é organizada pelo Agrupamento de Escola Sidónio Pais e conta com o apoio do Município de Caminha.

No dia 2, a partir das 22H00, o destaque é o Baile do Assalto, que toma conta do Valadares, Teatro Municipal, este ano organizado pelo Grupo de Jovens de Seixas. Este baile que marcou gerações continua a ser uma das grandes atrações do nosso Carnaval.

O Desfile de Carnaval Noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha" é, sem dúvida, o ponto alto do Carnaval nesta vila marinheira. Com uma qualidade cada vez maior, a organização acredita que, este ano, o número de participantes e visitantes, nomeadamente o número de grupos, comparsas e figurantes galegos, aumente ainda mais. O desfile tem inicio na Rua Visconde Sousa Rego, passa pela Praça Conselheiro Silva Torres e termina no final da Rua de São João.

Relembramos que os interessados em participar nesta “famosa cegada” podem-no fazer em grupo (composto por um mínimo de quatro indivíduos, até 30, inclusive); comparsa (composto por mais de 30 indivíduos) ou individualmente (um único indivíduo disfarçado, ou até ao máximo de três elementos). As inscrições já estão a decorrer, embora possam ser efetuadas no próprio dia, na Praça Conselheiro Silva Torres, até às 21H00. Até lá, os interessados podem inscrever-se em www.cm-caminha.pt; na receção do Município de Caminha ou nos Postos de Turismo de Caminha e de Vila Praia de Âncora. Depois do desfile, a ‘cegada’ continua pela noite fora nos bares do Rua Direita.

O concurso Desfile de Carnaval Noturno "A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha" é uma organização da Câmara Municipal de Caminha, União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho e Comerciantes do Concelho.