Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Recital de contrabaixo & piano no Valadares, Teatro Municipal de Caminha

111 1 1024 2500
06 Março 2019

Integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, vai ter lugar na próxima sexta-feira, dia 8 de março, pelas 21h30, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, um Recital de Contrabaixo & Piano, com os músicos Rafael Cunha e Jaime Alvarez (Contrabaixo) e Olga Baranova (piano). A entrada é livre.


Olga Baranova concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Superior em Gorki (Rússia), e Curso de Doutoramento no Conservatório Superior em Kiev, (Ucrânia). A sua atividade profissional como professora e solista começou no Instituto Pedagógico em Saransk, continuou no Instituto Pedagógico e no Colégio Académico de Música em Vladimir (Rússia). Desde 1996 reside em Portugal. Apresenta-se em recitais a solo e com solistas portugueses e estrangeiros, destaca-se a colaboração com violinistas L. Mordkovich, S. Aroutiounian, A. Trindade, violetista P. Wakabayashi, violoncelista M. Rocha, oboísta H. Goldschmidt, contrabaixistas A. Aguiar, N. Arrais, C. Rodet, J. Castro, S. Abreu, J. Alvarez, soprano T. Sakharova.


Rafael Cunha, natural de Viana do Castelo iniciou a aprendizagem do contrabaixo na EPMVC (atual ARTEAM) com o Professor Nuno Arrais. Prosseguiu os estudos superiores com o Professor Iouri Aksenov na ESML (Escola Superior de Música de Lisboa) e mais tarde, com uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian na Hochschule für Musik und Theater em Hamburgo com o Professor Michael Rieber onde terminou o “Master” e o “Konzertexam” com distinção. Rafael Cunha venceu o 1o prémio no Concurso Júlio Cardona na Covilhã e no Concurso Jovens Músicos da RDP.


Rafael Cunha é desde 2012 membro da Orquestra Sinfónica de Hamburgo. Natural de Caminha, Jaime Alvarez iniciou os seus estudos aos 16 anos na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (atual Escola Profissional Artística do Alto Minho), na classe do professor Sérgio Barbosa, onde conclui o Curso Básico de Instrumento e o Curso de Instrumento. Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino da Música, na Universidade do Minho, Braga. Desde 2015 é professor de contrabaixo e música de câmara na Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) e responsável pela tuna da Academia Sénior de Caminha. Paralelamente integra L’Ensemble Bézier Musikè, sob a direcção de Jean Bernard Pommier, o rojeto Zeca Canta Zeca (tributo a José́ Afonso) e o Classic’on Jazz Quartet do qual é membro fundador.

 

PROGRAMA
G. Bottesini (1821-1889)
Elegy nº 3 ˝Romanza Patetica˝
G. Bottesini (1821-1889)
Tarantella
Jaime Alvarez, contrabaixo
Olga Baranova, piano

F. Schubert (1797-1828)
Sonata em Lá menor, D. 821 ˝Arpeggione˝
I – Allegro moderato
II – Adagio
III - Allegretto
Rafael Cunha contrabaixo
Olga Baranova, piano

G. Bottesini (1821-1889)
Passione Amorosa
I – Allegro deciso
II – Andante
III - Allegretto
Jaime Alvarez, contrabaixo
Rafael Cunha, contrabaixo
Olga Baranova, piano