Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Exercício no Rio Minho simula colisão entre uma aeronave o o ferryboat Santa Rita de Cássia

Ferryboat 1 1024 2500
13 Março 2019

Caminha vai ser palco de um exercício que promete bastante impacto visual e que simula uma colisão entre uma aeronave e o ferryboat Santa Rita de Cássia, Trata-se de uma atividade de treino, de caráter transfronteiriço, em pleno Rio Minho, que terá lugar no próximo dia 15 de março, sexta-feira, pelas 10h00, por iniciativa da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).


De acordo com a organização, o objetivo deste exercício transfronteiriço no troço internacional do Rio Minho é “incrementar e aperfeiçoar a cooperação transfronteiriça entre as entidades com responsabilidade em matéria de Proteção Civil e de busca e salvamento em águas de jurisdição marítima, o CDOS de Viana do Castelo e a Capitania do Porto de Caminha”.


A ANPC refere ainda que o exercício se realiza em conjunto com a Comandância Naval del Miño e a Agencia Gallega de Emergencias (AXEGA).
De acordo com a descrição da organização, será encenado um acidente que consistirá numa “colisão” entre uma aeronave que se encontra a realizar operações de scopping no troço internacional e o ferryboat Santa Rita de Cássia, que opera entre Caminha e A Guarda. O exercício permitirá testar todas as subsequentes ações de salvamento e socorro.