Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Simulacro testou com sucesso cooperação transfronteiriça em caso de acidente no Rio Minho

Simulacro testou com sucesso cooperação transfronteiriça em caso de acidente no Rio Minho
15 Março 2019

Hoje, durante cerca de duas horas, realizou-se com sucesso um exercício transfronteiriço no troço internacional do Rio Minho, organizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em conjunto com a Comandância Naval del Miño e a Agencia Gallega de Emergencias (AXEGA), envolvendo ainda entidades diversas de protecção e socorro dos dois países.


O objectivo era “incrementar e aperfeiçoar a cooperação transfronteiriça entre as entidades com responsabilidade em matéria de Proteção Civil e de busca e salvamento em águas de jurisdição marítima, o CDOS de Viana do Castelo e a Capitania do Porto de Caminha” e foi inteiramente cumprido.


 Como sublinhou o presidente da Câmara, o rio Minho é um espelho de água com 1.500 metros lineares. Além disso, disse Miguel Alves, o ferryboat que opera entre Caminha e A Guarda, cujas travessias foram recuperadas em 2015, transportou desde essa data 420 mil pessoas, e só no ano passado viajaram na embarcação 90 mil pessoas.


O exercício é, por todas as razões, importante, também para a tripulação, oito pessoas, que diariamente trabalham no rio e que podem ser confrontadas com um problema maior, estando agora melhor preparadas.    


O exercício, uma actividade de trino, simulou a colisão entre uma aeronave e o ferryboat Santa Rita de Cássia, de que resultaram “feridos” com vários graus de gravidade, evacuados por meios marítimos e por um helicóptero.